07 NOV 2023
DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza 4º Treinamento Chuvas de Verão 2023-2024
Participam da capacitação cerca de 130 agentes da Defesa Civil de 31 dos 47 municípios da região de Sorocaba.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com seus representantes regionais e com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Botucatu, realizou na manhã desta terça-feira, 7, a abertura do 4º Treinamento Chuvas de Verão.

Essa capacitação ocorre em 8 regiões do Estado que operam os Planos Preventivos de Proteção e Defesa Civil, e consiste em um treinamento presencial, de dois dias, abrangendo os 47 municípios da região de Sorocaba. O principal objetivo é proporcionar aos agentes e gestores municipais de Proteção e Defesa Civil, conhecimentos para atuação efetiva e sistêmica durante o período de chuvas de verão, com vistas à redução dos riscos de desastres.

O treinamento conta com aulas sobre Logística Humanitária ministrada pelo Centro de Estudo e Pesquisas sobre Desastres (CEPED), as condições meteorológicas para o período de chuvas que se aproxima, apresentada pelos meteorologistas da Climatempo, a Coordenadoria Estadual apresentará o tema Situação de Anormalidade, e conta também, com análise de solo e vistoria de campo acompanhada por técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) ou do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Ao término do treinamento, os participantes serão certificados e seus municípios poderão pontuar no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), no Programa Município Verde Azul, cumprir um dos critérios para recebimento do “Kit Operação Chuvas de Verão”, e também, um dos critérios da Ação de Aparelhamento da Defesa Civil Estadual.

Vale ressaltar que os participantes desta oficina são os futuros multiplicadores das ações do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades, que contribuirão sobremaneira, para a redução de riscos e para a resposta a desastres nesse período de chuvas que se avizinha.