05 DEZ 2023
DEFESA CIVIL
Defesa Civil já atendeu 656 demandas em 2023
Um dos maiores desafios do departamento é atender com rapidez as demandas da população.

Este ano de 2023 foi muito desafiador para o Departamento de Proteção e Defesa Civil, devido principalmente às demandas da população causadas pelos eventos climáticos. O ano ainda nem terminou e a Defesa Civil já atendeu 656 demandas.

Com referência às fortes chuvas que Botucatu tem enfrentado, assim como todo o Estado, típicas da estação, uma das providências tomadas pela Defesa Civil foi a instalação de câmeras de monitoramento na região do Terminal Rodoviário e na calha do Rio Lavapés para analisar o comportamento dos rios em épocas de chuvas e tomar decisões rápidas e assertivas. Esse monitoramento é feito on-line 24 horas por dia 7 dias por semana.

O efetivo da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) foi aumentado de 12 para 22 agentes em 2023, possibilitando uma resposta mais rápida à população diante das ocorrências de urgência e emergência.

Também foram adquiridos novos equipamentos e os agentes passaram por capacitação, com o objetivo de atender a população de forma mais rápida.

A frota da Defesa Civil recebeu um reforço com a aquisição de 1 caminhonete 4x4 e 2 pick-up 4x2, que também serão utilizadas para apoio as outras instituições públicas de urgência e emergência, como Corpo de Bombeiros e SAMU.

“Ainda temos muitos desafios e obstáculos a serem superados e não mediremos esforços para alcançá-los sempre pensando no bem-estar da nossa população” concluiu Lucas Trombaco, Coordenador da Defesa Civil de Botucatu.

Dos 35 tipos de demandas que foram atendidas no período de 01/01/2023 à 04/12/2023, as principais foram:

Residência em risco - 22
Vistoria em árvores - 21
Queda de galhos - 18
Galhos de árvore com risco de queda - 17
Destelhamento - 16
Alagamentos - 14
Imóvel avariado/rachaduras/trincas - 11
Derramamento de óleo - 9
Infiltração de água em residência - 9
Incêndio em residência - 6
Incêndio em vegetação – 3

Orientações e prevenção:

Nas estações da Primavera e Verão é comum a formação de tempestades e chuvas com grande acumulado de água, o que pode causar estragos. Por isso, a população deve sempre ficar atenda para evitar acidentes e acionar a Defesa Civil sempre que necessário.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo tem orientações para a população:

Inundações:

- A elevação do nível da água ocorre rapidamente, não se arrisque! Procure um terreno ou andar mais alto;

- Não ande ou dirija em áreas de inundação. Entrar nas águas pode resultar em ferimentos ou morte.

- Proteja a sua vida, a de seus familiares e amigos indo para um terreno ou um andar mais alto;

- Evite contato com águas de inundação para não contrair doenças;

- Não cruze pontes, ruas ou avenidas alagadas. Procure sempre um lugar elevado para estacionar;

- Águas de inundação são pesadas e violentas. Mesmo que você saiba nadar, não se arrisque em travessias ou brincadeiras. Apenas 15cm de água em movimento podem derrubá-lo, e 30cm de água em movimento são suficientes para arrastar o veículo;

- Se estiver fora de casa, em um local seguro (escola/empresa), permaneça e avise sua família que está em segurança.

Tempestades, raios e granizos:

- Ao aviso de tempestade ou ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos e evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis;

- Ao notar rachaduras e trincas no telhado, saia imediatamente;

- Desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas;

- Não utilize aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica;

- Se estiver em qualquer área aberta, como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente;

- Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d’água;

- Afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame etc.;

- Não solte pipas e não carregue objetos como canos e varas;

- Evite dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;

- Quando dirigindo sob chuva, evite passar e estacionar perto de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não pareçam seguras.

Vendaval:

- Procure um abrigo seguro, evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis;

- Mantenha distância de janelas, vidros e objetos perfurocortantes;

- Não realize trabalhos com andaimes e encaixes metálicos;

- Quando dirigindo, evite passar e estacionar perto de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não pareçam seguras.

Serviço:
Departamento de Proteção e Defesa Civil
R. Dr. José Barbosa de Barros - Jardim Paraíso (Parque Municipal)
Telefone: (14) 3811-1473 ou 199