29 OUT 2014
GUARDA MUNICIPAL
Guardas Municipais participam de capacitação com armas de fogo

Todos os 65 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu realizaram nesta terça-feira (28), no Clube de Tiro Tactical Shoot, um treinamento de tiro prático e avaliação de tiro defensivo. Ele é realizado anualmente e respeita a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para que os guardas se mantenham atualizados e preparados ao manusear esse tipo de armamento. Nas aulas foram utilizadas pistolas semiautomáticas calibre 38 e espingarda calibre 12.

O instrutor Gisson Costa Amorin, da cidade de Piracicaba, profissional com vasta experiência e credenciado pelo Departamento de Polícia Federal foi quem ministrou as aulas de tiro. Na oportunidade também foi aplicada avaliação do teste anual aos guardas civis municipais.

Durante o treinamento foram repassados aos GCM's assuntos como: uso legal e diferenciado da força; o que são equipamentos não letais; emprego tático do equipamento não letal e letal; equipamentos e munições não letais; equipamentos letais; a arma de fogo e o uso diferenciado da força; regras de segurança com a arma de fogo; limpeza e conservação da arma de fogo de uso individual e instrução prática.

“O armamento de nossos guardas está amparado em lei federal. No passado nossos agentes ficavam mais vulneráveis em situações de perigo com o bandido. Hoje já participam inclusive de operações em conjunto com as policias Civil e Militar. Mas o porte da arma trouxe também maior proteção ao próprio agente e responsabilidade. Neste sentido temos que nos orgulhar porque nossos agentes estão capacitados, técnica e psicologicamente, para usá-las somente em casos extremos”, enaltece o secretário municipal de Segurança, Dr. Adjair de Campos.

Guarda Civil Municipal
Rua Victor Atti nº 145 - Vila dos Lavradores