28 MAI 2014
Botucatu abre 76 vagas para novos cursos de qualificação pelo Pronatec

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, abre a partir desta quinta-feira (29) inscrições para cinco novos cursos de qualificação profissionais gratuitos que terão início nos meses de junho e julho.

Eles são viabilizados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e contam com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Durante a realização dos cursos, os alunos ainda recebem ajuda de custo (vale transporte e lanche).

São ao todo 76 vagas [veja abaixo] distribuídas nos seguintes cursos: Desenhista Mecânico; Pedreiro de Alvenaria; Soldador no Processo MIG/MAG; e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão.

Condições
Os cursos do Pronatec são destinados prioritariamente às pessoas inseridas em grupos de vulnerabilidade social ou exclusão social. São eles: beneficiários dos programas de transferência de renda e Benefício de Prestação Continuada (BPC); inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou em processo de inscrição, com renda de até três salários mínimos; pessoas com Ensino Fundamental Incompleto ao Ensino Médio; jovens a partir de 16 anos e adultos.

Os cursos do Pronatec se caracterizam por proporcionar à população mais carente o desenvolvimento profissional, inclusão e o exercício da cidadania, além de elevar o grau de escolaridade, empregabilidade e trabalho formal da população.

Inscrição
Para se inscrever, os interessados devem ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF e Título de Eleitor; Carteira de Trabalho; Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; conta de energia (mês atual ou inferior); e declaração da escola onde os filhos estudam.

As inscrições serão efetuadas no Central de Cadastro Único de Botucatu, localizada na Rua Cardoso de Almeida, 919 – Centro.

Segundo a Secretaria de Assistência Social a partir do dia 2 de junho a Central de Cadastro Único de Botucatu atenderá somente com agendamento prévio pelo telefone (14) 3814-0896.

Números da qualificação
O Pronatec começou a ser executado em Botucatu no segundo semestre de 2012. Deste período até o momento já foram certificadas mais de 665 pessoas. O Pronatec se tornou mais uma vertente do programa municipal Todos pelo Emprego, política pública implantada pela Prefeitura de Botucatu e que em 2013 proporcionou a qualificação gratuita de 1.192 pessoas.

Cursos Pronatec / Botucatu
Desenhista Mecânico – 16 vagas – Senai – Unit II
Escolaridade: Ensino fundamental II incompleto
Idade Mínima: 16 anos
Turmas: de 2ª a 6ª, das 19 às 22 horas
Período de Realização do Curso: 17/06/14 a 03/09/14

Pedreiro de Alvenaria – 16 vagas – Senai – Unit II
Escolaridade: Ensino fundamental I completo
Turmas: de 2ª a 6ª, das 19 às 22 horas
Período de Matrícula: 29/05 a 13/06
Período de Realização do Curso: 23/06/14 a 24/09/14

Soldador no Processo MIG/MAG – 14 vagas - Senai
Escolaridade: Ensino fundamental I incompleto (ter concluído 6ª série do Ensino Fund.)
Turmas: 3ª, 5° e 6ª alternadas - das 19 às 22 horas
Período de Matrícula: 16/06 a 04/07