30 DEZ 2013
Prefeito assina contrato de repasse para a construção da sede própria do Cras Norte

Na última sexta-feira (27), o prefeito João Cury Neto assinou em seu gabinete o contrato de repasse para a construção da sede própria do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região Norte, em Botucatu. O contrato foi firmado com o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e interveniência da Caixa Econômica Federal. A obra está orçada no valor total de R$ 464 mil, sendo que R$ 450 mil serão repassados pelo Governo Federal e o Município entrará com a contrapartida de R$ 14 mil.

O coordenador de Controle e Gestão de Convênios da Prefeitura de Botucatu, Elias Marcelo Sleiman, explica que após a assinatura do contrato o próximo passo é enviar o projeto para análise técnica da Caixa, para fins de obtenção de autorização para licitação. “Depois do projeto aprovado será realizada a licitação da obra. A previsão é que ainda no primeiro semestre de 2014 a licitação já esteja concluída, uma vez que já temos o  projeto básico finalizado”, informa.

Prédio alugado - O Cras tem como principal objetivo trabalhar o fortalecimento de vínculos familiares. Desde 2011, a unidade que atende a região Norte funciona em um imóvel alugado na Rua Nelo Pedreti, 430, no Jardim Paraíso. O novo prédio será construído em um terreno da Prefeitura localizado na Rua Hermínio Marco Calonego, 124, no Jardim Panorama.

As famílias contam com atendimento social diário, visita domiciliar, grupos de orientação e oficinas aos beneficiários de programas sociais e outros usuários do serviço. As atividades são direcionadas a diversas faixas etárias, incluindo idosos e adolescentes.

Segundo a secretária de Assistência Social, Amélia Maria Sibar, atualmente o Cras Norte atende 1.778 famílias. A previsão é que a partir da construção do novo prédio o número de pessoas atendidas venha a aumentar.

“A mudança de prédio do Cras irá aumentar o número de famílias atendidas na região Norte já que a construção será feita em um terreno mais próximo das áreas de vulnerabilidade social e com melhor acesso. As novas instalações serão construídas de acordo com a planta padrão de um Centro de Referência de Assistência Social estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)”, comenta.

A região Norte da Cidade é formada por diversos bairros entre eles: Vila dos Lavradores; Vila Antártica, Vila Ferroviária; Jardim Paraíso I e II; Altos do Paraíso; Parque Primavera; Lageado; Jardim Continental; Jardim Eldorado; Jardim Itamaraty; Jardim Panorama; Jardim Cambuí; Jardim Planalto; Jardim Real Park; Vila Nova Botucatu; Vila Paulista; Chácara dos Pinheiros; Jardim Flamboyant; Monte Mor; entre outros.

O prefeito João Cury Neto explica que o Cras Norte foi montado em caráter temporário em um imóvel alugado porque precisava atender as famílias daquela região o mais rápido possível , mas com o desejo de ter um prédio próprio da Secretaria de Assistência Social.

“Para melhorar o atendimento das quase 1800 famílias a Prefeitura buscou por terrenos disponíveis na Cidade e optou por este no Jardim Paranoma devido ser uma região mais centralizada. Tendo em vista o mapeamento das famílias atendidas pelo Cras Norte que passam por algum tipo de vulnerabilidade social. Essa parceira de quase meio milhão de reais com o Governo Federal irá possibilitar a construção de prédio próprio para o Centro de Referência de Assistência Social nesta região que cresce cada vez mais na Cidade. Acredito que no máximo em um ano e meio iremos entregar para a população mais este equipamento público”, enfatiza.