23 DEZ 2013
ESPORTES E PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
Região Leste de Botucatu ganha praça demandada pelo Orçamento Participativo

A Prefeitura de Botucatu inaugurou na manhã neste domingo (22) mais uma obra que atende uma prioridade elencada pela comunidade através das assembleias do Orçamento Participativo (OP).

Trata-se da Praça Olice Petricone (Ita), localizada na Avenida Conde Serra Negra, um das entradas da Cidade, que com a obra ficou ainda mais valorizada. Ela atende a população da região Leste, que compreende bairros como Parque Residencial Nazaré, Jardim Cristina, Arlindo Durante, Jardim Brasil, entre outros.

O espaço conta com pista de skate, academia ao ar livre, academia do Idoso, playground, pista de caminhada, lixeiras, bancos, bebedouros antivandalismo, iluminação, bicicletário e rampas de acessibilidade. A obra foi executada pela empresa Negrão & Negrão [vencedora do processo licitatório] com investimento da Prefeitura em mais R$ 360 mil.

No dia da inauguração famílias inteiras saíram de casa para conferir de perto o resultado final da obra. O evento incluiu uma competição de skate promovido pela equipe Jows Eventos Radicais, além do plantio de 25 mudas de árvores que receberam placas com o nome das espécies plantadas e de crianças moradoras da região.

De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Antonio Carlos Pereira, a Praça Olice Petricone é o 15º espaço público a receber uma academia ao ar livre. Nela, os aparelhos não têm peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento, melhorando assim a capacidade cardiorrespiratória, articulação, flexibilidade e coordenação motora de seus praticantes.

“Mais do que eventos e campeonatos de alto rendimento, a Cidade deve ser reconhecida pelas conquistas que melhoram na ponta a qualidade de vida dos seus cidadãos”, afirma.

Saber ouvir a população - Os conselheiros do Orçamento Participativo também foram homenageados na cerimônia de inauguração da praça com uma placa na qual leva o nome de cada um deles. Para o secretário de Descentralização e Participação Comunitária, Paulo Sergio Alves, esta obra ganha ainda mais valor por ter sido concretizada a pedido da população.

“E não é lá no Centro que esta obra está saindo. É no bairro mais carente, mais periférico. Não é qualquer prefeito que tem a coragem de dar o direito a ela [população] dizer onde vai gastar o dinheiro do imposto e de que forma gastar. Por isso o prefeito João Cury fez questão de zerar todas as demandas desde 2003, que o outro governo não fez”, valoriza.

O prefeito João Cury Neto enalteceu a justa homenagem feita a Olice Petricone, além do esforço do Poder Público e principalmente a participação da população da região Leste na viabilização da praça.

“Praças são pontos de encontro e convivência, que humanizam a sociedade. Mas aqui era espaço de ponto de droga, que era utilizado para colocar lixo. Então temos que recuperar os espaços públicos como este. Para isso temos que ouvir mais a população para errar menos. É o que o Orçamento Participativo e as associações de moradores estão fazendo: dizendo o que é bom para ela [população]”, argumenta.

Sobre Olice Petricone - Filho de Pedro Petricone e Maria de Souza, conhecido pelo apelido de “Ita”. Nasceu no dia 12 de julho de 1930, no Distrito de Vitoriana. Casou-se com Maria Magdalena Ferreira Petricone no dia 1º de junho de 1952, em Vitoriana. Desta união nasceram seus quatro filhos: Sônia Maria, Sérgio Aparecido, Sílvio e Maria José.

Funcionário público municipal atuou na construção de pontes de madeira na zona rural e urbana, contribuindo para o progresso da Cidade. Em 1974 passou a residir com sua família no Jardim Peabiru, onde continuou a prestar fundamental cooperação junto à Prefeitura e população botucatuense. Faleceu no dia 31 de maio de 1984.