30 AGO 2013
DEFESA CIVIL
Botucatu inicia campanha contra as queimadas

Botucatu está unida para mais uma importante ação voltada ao meio ambiente, saúde e segurança pública: a Campanha Contra as Queimadas. Na manhã desta sexta-feira (30), na Praça Emílio Peduti [Bosque], no Centro, representantes da Prefeitura [Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal], Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Ambiental, Conselho Comunitário de Segurança e ONG SOS Cuesta iniciaram a campanha com um bloqueio educativo junto aos motoristas com a distribuição de folhetos e cartilhas.

O foco é conscientizar a população botucatuense sobre os prejuízos gerados pela queimada e estimular as denuncias contra esse tipo de crime ambiental. De acordo com a Lei Complementar 1.007, de novembro de 2012, o uso de fogo para a limpeza de terrenos em Botucatu pode gerar multa de R$ 100 mais R$ 5 por metro quadrado da área queimada. Em caso de reincidência, a multa passa para R$ 200 mais R$ 10 por metros quadrado. Em Áreas de Preservação Permanentes (APPs) os valores destas multas são aplicados em dobro.

“As leis estão aí e devem ser seguidas. Mas nosso foco é sempre a conscientização, para que as pessoas parem de limpar terrenos ateando fogo indiscriminadamente, não joguem bitucas de cigarro e fósforos acesos às margens de rodovias, onde se concentram grandes áreas verdes. Enfim, que evitem atos que possam provocar mesmo aquele foco mínimo de incêndio, uma simples faísca que pode ganhar proporções desastrosas”, salienta o secretário de Meio Ambiente, Perseu Mariani.

Em Botucatu são atendidas, em média, cinco ocorrências diariamente relacionadas a queimadas. Só a GCM, até a metade de agosto, atendeu mais de cem casos distribuídos por toda a Cidade, mas principalmente ocorridos em loteamentos.

“Um caso que nos preocupou recentemente foi o incêndio na mata próxima à Escola Elda Moscogliato [antiga Cesp]. Lá foram afetados cerca de cinco hectares de vegetação e as 600 crianças da escola tiveram que ser dispensadas por conta da intensa fumaça produzida. Agora nossa atenção deve ser redobrada porque estamos iniciando um período de estiagem”, alerta o coordenador da Defesa Civil de Botucatu, Paulo Renato da Silva.

A partir da próxima semana, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e parceiros desta campanha percorrerão as escolas do Município para abordar o tema junto aos estudantes. A Campanha Contra as Queimadas em Botucatu seguirá até o próximo mês de novembro.

Principais causas de incêndio

- Bitucas de cigarro;

- Fogueiras;

- Queima não controlada em pastos e canaviais;

- Queima de lixo;

- Descuido humano

Prejuízos oferecidos pelas queimadas

- Destruição de plantações e construções rurais;

- Perda de remanescentes florestais;

- Morte de animais silvestres (inclusive espécies em extinção);

- Poluição do ar

- Agravos à saúde (principalmente doenças respiratórias e alergias);

- Contribuição para o aquecimento global (produção em excesso de dióxido de carbono);

- Acidentes com queimaduras e até mesmo morte de pessoas;

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Rua General Telles, 1.603 – Centro

Telefones úteis para denúncia de queimadas

Defesa Civil: 199