30 AGO 2013
GUARDA MUNICIPAL
Segurança lança programa de atendimento a famílias e idosos

Na próxima terça-feira (3), a Secretaria Municipal de Segurança e Direitos Humanos e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu realizam o lançamento do Programa de Atendimento Familiar e ao Idoso (Pafi). O evento acontecerá na sede da GCM, às 8 horas.

O programa visa fornecer subsídios para a prestação de atendimento de qualidade a famílias em situações de conflitos e aos idosos. Além disso, uma de suas diretrizes é voltada ainda para o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade devido a questões ligadas a gênero, idade, condição social, deficiência, entre outros.

Um dos projetos inseridos no Pafi é o “Apito Cidadão”, que foi apresentado à GCM pela Sociedade Amigos do Lavapés. A proposta é oferecer maior segurança a pessoas da terceira idade ou portadoras de necessidades especiais que tenham dificuldade de locomoção.

Essas pessoas receberão o apito para usá-lo em situações de risco com o objetivo de chamar a atenção e conseguir ajuda da vizinhança para acionar a Guarda, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Para complementar as ações do programa, os agentes da GCM passarão pelo treinamento de Atuação Policial Frente aos Grupos Vulneráveis, viabilizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Na modalidade de ensino à distância, terá carga horária de 60 horas e fornecerá subsídios para prestação de atendimento qualificado a grupos mais suscetíveis à violação de seus direitos.

Parceiros – A viabilização do Programa de Atendimento Familiar e ao Idoso (Pafi) conta com as parcerias do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sociedade Amigos do Lavapés (SAL), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Secretaria Municipal de Assistência Social, Central de Atendimento ao Migrante Itinerante e Mendicante (Camim), Assessoria Municipal de Inclusão, Conselho Municipal do Idoso, Conselho Municipal da Mulher, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rede Pública de Saúde, União de Associações de Moradores, Sociedades e Amigos de Bairros (Unasab’s), entidades sociais e associações de bairros.

Secretaria Municipal de Segurança e Direitos Humanos / Guarda Civil Municipal

Rua Victor Atti, 145 – Vila dos Lavradores