16 MAI 2013
SEGURANÇA
GCM de Botucatu realiza mais de 11 mil ações durante 1º quadrimestre de 2013

A Guarda Civil Municipal (GCM) por meio do Setor de Estatística e Inteligência da corporação (Sieg) divulgou na última terça-feira (14) os números dos principais atendimentos realizados no primeiro quadrimestre deste ano em Botucatu.

Segundo a GCM, ao todo, foram realizadas 11.495 ações: 4.967 registros de âmbito social, 3.501 considerados de origem policial e 3.022 administrativos.

Entre os números divulgados destacam-se os atendimentos de 628 casos de perturbação do sossego; 365 mediações de conflitos; 245 apoios às secretarias municipais e 27 auxílios ao migrante. Neste período também foram recolhidos das ruas da Cidade 14 veículos, sendo cinco produtos de furto recuperados pela GCM.

De janeiro a abril de 2013 a GCM de Botucatu também efetuou 45 prisões: 20 em situações de flagrante delito, e 25 capturas de procurados pela Justiça.

Neste mesmo período de tempo o Sieg também registrou 8.379 solicitações à GCM por meio do número 199, o que significa aproximadamente mais de duas mil ligações mensais em média.

Programa de Proteção ao Patrimônio

No final do mês de fevereiro deste ano a Secretaria Municipal de Segurança também lançou o Programa de Patrulhamento Orientado ao Patrimônio Municipal (PPOP).  Ele busca aprimorar o policiamento comunitário nas praças, bosques, prédios públicos e áreas de preservação ambiental, abrangendo além da região central e de bairros da cidade, localidades mais afastadas como os distritos de Vitoriana e Rubião Júnior e bairros como Rio Bonito, Mina, Alvorada da Barra, Anhumas, entre outras.

O programa proposto orienta o patrulhamento preventivo comunitário nos setores envolvidos e não influencia no trabalho regular desenvolvido pelas equipes de patrulhamento nos logradouros públicos e nos atendimentos de ocorrências.

As ações têm enfoque na prevenção de danos, pichações, furtos e demais infrações que atinjam o patrimônio público municipal. Estrategicamente distribuídas, as equipes envolvidas percorrem diariamente cerca de mil quilômetros, patrulhando mais de 120 próprios municipais.

Após o lançamento do PPOP, o Setor de Estatística e Inteligência da Guarda Municipal registrou 2.377 patrulhamentos destinados à proteção e segurança em locais públicos, além de 1.292 pontos de estacionamentos comunitários e 155 patrulhamentos em eventos do Município.

O secretário Municipal de Segurança, Dr. Adjair de Campos avalia como satisfatório os resultados das ações do primeiro quadrimestre da Guarda Municipal neste ano. “O atendimento de mais de 11 mil ações mostra que a GCM vêm mantendo um excelente serviço prestado junto à população botucatuense”, enfatiza.

GCM Botucatu

Telefone: 199