02 JAN 2013
DEFESA CIVIL
Ventos seguidos de chuva forte causam transtornos e dão trabalho à Defesa Civil

Uma rajada de vento seguida de chuva forte com duração em torno de 7 minutos, provocou estragos e causou prejuízos em várias residências na tarde de terça-feira (1), em Botucatu. De acordo com relatório da Defesa Civil, as ocorrências passaram a ser registradas a partir de 14 horas.

A região leste foi a mais atingida, principalmente o Bairro Alto, com diversos casos de destelhamento nas ruas Júlio Prestes e Delphim das Graças Cardoso. Apesar da Defesa Civil ter recebido pouco mais de 20 chamadas desta natureza através do telefone 199, foram comprovados mais de 50 destelhamentos parciais em residências na região atingida.

A ação foi rápida e em menos de dez minutos os primeiros atendimentos já estavam sendo feitos nos locais das ocorrências, com apoio da Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros. Coube aos bombeiros fazer a retirada parcial das árvores para desobstrução de ruas, enquanto a Defesa Civil e GCM deram encaminhamento aos casos, cobrindo casas com lonas plásticas e prestando assistência às pessoas.

No total foram 32 chamadas pelo telefone 199, sendo 21 casos de destelhamento parcial, sete quedas de árvores na área urbana e duas na área rural. A garagem de uma casa na Rua Delphim das Graças Cardoso desabou parcialmente atingindo um veículo. Na Vila Mariana, no prédio onde funcionou uma fábrica de shorts, cerca de 120 metros de alambrado também desabaram. Em César Neto por conta de grande concentração de galhos em uma ponte no Córrego do Alambari, será providenciada a limpeza através da Secretaria Municipal de Obras. O serviço será finalizado até amanhã. Em todos os casos não foi necessária remoção de famílias, nem registradas vítimas. Apenas danos materiais.

No caso considerado mais crítico, uma família passou por momentos de desespero ao ver cerca de 80% do telhado ser levado pelos fortes ventos. No local moram um casal e o filho de três anos. Assim que foi acionada, a Defesa Civil com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Corpo de Bombeiros, deslocou-se até o local e providenciou a cobertura da casa através de lona. Nesta quarta-feira (2), com auxílio de funcionários da Secretaria Municipal de Obras, o telhado da casa foi totalmente refeito. A família, em situação de vulnerabilidade social, foi encaminhada para atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social.