29 NOV 2012
Testes para identificação da aids seguem até sábado (1º de dezembro)

Segue até sábado (1º de dezembro), Dia Mundial da Luta Contra Aids, a campanha “Fique Sabendo”, voltada para a prevenção da aids e promovida pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com os poderes públicos municipais.

A mesma tem como objetivo mobilizar e incentivar a população a fazer o teste da aids, buscando a conscientização sobre a importância da realização do exame para o diagnóstico precoce de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

A Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu tem realizado desde a última semana, por meio do programa municipal DST/aids, testes para identificação da doença em locais públicos e unidades de saúde. De acordo com dados da vigilância Epidemiológica em Saúde, foram feitos mais 1.500 testes até o momento.

Nesta quinta (29) serão realizadas testagens na Praça do Bosque, entre 9 e 13 horas. No sábado, a equipe do programa DST/aids promoverá o último dia de testes no local, acompanhados de orientações sobre prevenção às DSTs, entrega de preservativos e materiais educativos.

Na sexta (30) haverá coleta de sangue para investigação do HIV, teste convencional, em todas as unidades de saúde do Município, das 7 às 13 horas. No mesmo dia, a equipe de DST/aids, em parceria com as lideranças LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), promoverá o Fórum da Sexualidade na Secretaria Municipal de Educação. Ele terá início às 19 horas e entrada franca. Na oportunidade será apresentada a situação atual de Botucatu no combate a aids, além de palestras sobre transmissão das DST e orientação sexual.

O que é aids – A aids é a síndrome da imunodeficiência adquirida, uma doença causada por um vírus chamado HIV. Ele ataca as células responsáveis pelas defesas do organismo e aumenta a chance do aparecimento de doenças oportunistas (infecções e tumores).

Rua Major Matheus, nº 7, Vila dos Lavradores

Telefones: (14) 3811-1100 / 3811-1105 (Vigilância Epidemiológica)