21 NOV 2012
GUARDA MUNICIPAL
Patrulha da Paz forma 605 alunos de escolas municipais

Na última terça-feira (20), a Prefeitura de Botucatu realizou pela manhã, no auditório do Colégio La Salle, a cerimônia de formatura dos alunos participantes do Programa Patrulha da Paz no ano de 2012. O projeto é desenvolvido desde 2010 pela Patrulha Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM).

O evento reuniu as dez escolas que participam do projeto, com seus 605 alunos, e contou com a presença das seguintes autoridades: o presidente da Câmara Municipal de Botucatu, André Rogério Barbosa (Curumim); secretária municipal de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira; o secretário municipal de Segurança e Direitos Humanos, Dr. Adjair de Campos; o comandante geral da Guarda Civil Municipal, representado no ato pelo inspetor Leandro Carreira Destro; e a diretora da Emef. “José Antonio Sartori”, Maria Conceição Bissoli Degand; entre outros, como representantes da Polícia Militar e de instituições parceiras.

Na ocasião foram premiados os dez aprendizes com melhor rendimento no presente ano, que foram contemplados com certificados e bicicletas. Um dos momentos marcantes se tratou da apresentação do coral do 5º ano da Obra Madre Marina Videmari, que executou a Canção da Patrulha da Paz, acompanhado por todos os formandos que ali estavam.

A diretora da Emef. “José Antonio Sartori”, Maria Conceição, idealizadora do programa nascido em 2005 e implantado em sua escola, ressaltou a importância do mesmo como modificador de ações em prol do bem estar coletivo. “O objetivo deste projeto é a transformação dos nossos alunos, que nada mais é do que a transformação das nossas ações por um mundo melhor”, afirmou.

Alessandra Lucchesi de Oliveira, secretária municipal de Educação, enfatizou o quanto é relevante o aprendizado por meio da vivência. “Estudos comprovam que as pessoas assimilam muito mais aquilo que aprendem quando têm a oportunidade de vivenciar a prática. Neste projeto, vivenciamos conceitos de cidadania, respeito e harmonia”, explicitou.

Já o secretário municipal de Segurança e Direitos Humanos, Dr. Adjair de Campos, agradeceu a todos os colaboradores que contribuíram para a alavancada do programa e falou da importância dos conhecimentos aprendidos no Patrulha da Paz serem levados pelas crianças para fora da escola, na vida familiar e profissional, visto que são os futuros cidadãos do País. “Formandos, vocês vão levar esses ensinamentos para a vida lá fora. Vocês são o futuro do Brasil”, ressaltou.

Na oportunidade foram homenageados os parceiros do programa como o Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), Poupatempo e Secretaria Municipal de Transporte (Semutran), que receberam o certificado de “Amigo da Guarda Civil Municipal”.

Também foram entregues os troféus de “Professora Nota 10” e “Escola Nota 10”. O primeiro ficou com a professora Bete, da Emef. “Angelino de Oliveira”, cuja sala obteve a maior média do projeto em 2012. Já o segundo, que seguiu o mesmo critério, foi entregue para a diretora da Obra Madre Marina Videmari, irmã Marizete Habowski.

Escolas participantes - As escolas municipais que participaram do Patrulha da Paz no ano de 2012 são: Emef “Angelino de Oliveira”, Emef. “Prof. José Antonio Sartori”, Emefei “Raul Torres”, Emef “Paulo Guimarães”, Emef “Francisco Guedelha”, Emef “Elda Moscogliato”, Emef “Raymundo Cintra”, Emef “João Maria”, Emef “Luiz Tácito” e a Obra Madre Marina Videmari.

O projeto trabalha com alunos das escolas municipais de Botucatu temas ligados à construção da cidadania, educação, segurança e saúde. Por meio de encontros quinzenais, os agentes responsáveis pelas atividades, Edinéia Gonçalves Guilherme e Robson Domingues Nóbrega, ministram aulas teóricas para os alunos, que possuem faixa etária entre 9 e 11 anos.

No início do ano foram distribuídas cartilhas do projeto, que auxiliam o aprendizado teórico. Como complemento, são promovidas aulas práticas, que contam com a parceria dos seguintes órgãos públicos: Poupatempo Botucatu, responsável pelos trabalhos sobre “Cidadania e Civismo”; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com o tema “Pequenos Acidentes Domésticos”; Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran), que coordena exercícios relacionados ao “Trânsito Seguro”; e o Gape (Grupo de Ações Preventivas Especiais), o qual ministra aulas didáticas e práticas de “Combate às Drogas”.

Confira abaixo a lista dos alunos contemplados na cerimônia:

1º Lugar: Maria Carolina Proença da Silva – 98% de aproveitamento

2º Lugar: Lucas Messa Pascoal – 97% de aproveitamento

Obra Madre Marina Videmari

3º Lugar: Bruna Camila Santos Pereira – 96% de aproveitamento

4º Lugar: Gustavo Dell Aquila Takunaga – 96% de aproveitamento

5º Lugar: Hector Roder Meira – 95% de aproveitamento

Emef. “João Maria de Araujo Junior”

6º Lugar: Vinicius Cunha Diniz – 93% de aproveitamento

Obra Madre Marina Videmari