08 MAI 2012
Vacinação contra a gripe imuniza mais de 4 mil pessoas em apenas um dia, mas campanha continua em Botucatu

A 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza) já atingiu, em Botucatu, mais de quatro mil pessoas imunizadas. Esses dados foram alcançados apenas no último sábado (5), grande Dia de Mobilização Nacional no qual todas as Unidades de Saúde do País funcionaram das 8 às 17 horas.

A vacinação é direcionada às gestantes; aos idosos com 60 anos ou mais de idade; às crianças na faixa etária de 6 meses a 2 anos; aos profissionais da saúde; e povos indígenas. Segundo Camila Baptista, coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Botucatu, a meta da Cidade é imunizar 80% dessa população, que se encontra dividida em um número de 2.610 crianças, 1.639 gestantes, 2.220 trabalhadores da saúde e 17.539 idosos.

Somente no sábado foram vacinadas 431 crianças, 551 profissionais da saúde, 153 gestantes e 2.982 idosos, somando 4.117 pessoas, o que corresponde a uma cobertura de 17,87% do público estimado.

Na oportunidade, além das Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família, foram montados postos fixos em diversos estabelecimentos comerciais e na zona rural. Os postos volantes, por meio dos quais profissionais da saúde visitaram casas de repouso e idosos que se encontram impossibilitados de sair de casa, também constituíram uma importante ferramenta para que a vacina chegasse a uma parcela maior dos moradores do Município.

A Campanha de Vacinação contra a gripe continua até o dia 25 de maio. Para receber a dose da vacina os interessados devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, munidos da carteira de vacinação, de segunda à sexta, entre 8 e 17 horas. Lembrando que também haverá um estande da campanha na Praça Emílio Peduti [Bosque], Centro, até esta sexta-feira (11).

Proteção à saúde - Além de prevenir a gripe e suas complicações, a campanha, que acontece anualmente, apresenta um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

“A vacinação contra o vírus Influenza em gestantes é uma estratégia eficaz de proteção para a mãe e o bebê. É importante salientar que a vacina não dá gripe e nem provoca eventos adversos graves. Para os idosos, o principal benefício é a prevenção das complicações como pneumonia e internação hospitalar”, argumenta Camila Baptista.

Vale ressaltar que a vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo (usada na sua fabricação) ou para as pessoas que tiveram reações adversas a doses anteriores. Também é importante lembrar que ela não protege contra a influenza aviária.

Em casos de doenças agudas e febris, ou de pacientes com doenças neurológicas, aconselha-se a busca de avaliação médica. A Secretaria de Saúde lembra ainda que para fazer doação de sangue deve-se aguardar 48 horas após a dose.

Outras vacinas também estão sendo oferecidas nesta campanha. São elas: contra difteria e tétano, para os idosos ainda não vacinados ou com esquema vacinal incompleto; contra a pneumonia, para os grupos de risco elevado; e atualização de vacinas atrasadas em crianças menores de 2 anos.