11 ABR 2012
Em São Paulo, prefeito confirma instalação do AME e do Centro Lucy Montoro

Agora é oficial. Botucatu está confirmada entre as cidades escolhidas pelo Governo do Estado para receberem dois novos importantes equipamentos públicos na área da saúde: o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e o Centro de Reabilitação Lucy Montoro.

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (11) pelo prefeito João Cury Neto, após reunião com o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, que contou também com a participação do subsecretário da Casa Civil, Rubens Cury; do superintendente do Hospital das Clínicas de Botucatu, Emílio Curcelli e do ex-diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu, Sérgio Muller.

O encontro é um desdobramento da audiência particular que o prefeito teve com o governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, no último dia 2. “Estávamos angustiados à espera de uma decisão do Governo do Estado. A pedido do próprio governador, em 2009, adquirimos o prédio da antiga Brashidro para receber esses dois equipamentos. Hoje, finalmente, batemos o martelo e confirmamos a instalação do AME e do Centro Lucy Montoro em Botucatu”, anuncia Cury.

Já na próxima semana, o município deverá formalizar a cessão de uso do prédio ao Estado que ficará responsável por encaminhar o processo licitatório e pelo pagamento das obras de reforma e adaptação do imóvel, avaliadas em R$ 8 milhões. A previsão é que os serviços sejam iniciados em meados de setembro e os equipamentos inaugurados em 2013.

“Todos sabem dos gargalos que temos na saúde em Botucatu. Na área de especialidades e de exames a demora pode ser de meses para conseguir atendimento. Isso acontece devido a falha no sistema que não conta com um ambulatório de especialidades. Com a chegada do AME, um equipamento de abrangência regional, vamos diminuir a fila de espera e atender melhor a população. Serão mais de 20 especialidades médicas, onde a pessoa passará por consulta e já será encaminhada para exames. Vamos dar um salto de qualidade e Botucatu passará a ocupar uma posição privilegiada”, comenta o prefeito.

“A instalação do Centro Lucy Montoro também nos colocará no rol de um seleto grupo de cidades com uma estrutura de saúde diferenciada para atender as pessoas com deficiência. A unidade colocará à disposição da população profissionais especializados como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros. A reunião em São Paulo foi muito produtiva e cidade de Botucatu pode comemorar. Essas conquistas são fruto do trabalho de muitas pessoas, que sonharam esse sonho e lutaram nossa luta”, completa Cury.

Para esse ano, a expectativa é que sejam entregues outros importantes equipamentos voltados ao atendimento gratuito de saúde à população. Constam da relação a Clínica de Recuperação de Dependentes Químicos (75 leitos), o Hospital Geral de Botucatu (80 leitos) e o Hospital Sorocabana.