15 MAR 2012
Prefeitura lança a Ouvidoria Municipal da Saúde

Foi lançada, na última quarta (14), na Sala de Teleconferência da Secretaria Municipal de Educação, a Ouvidoria Municipal da Saúde. O evento contou com a presença do Prefeito de Botucatu João Cury Neto; do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Antonio Luiz Caldas Júnior; do secretário municipal de Descentralização e Participação Comunitária, João Carlos Figueroa; do presidente da Câmara Municipal, André Rogério Barbosa [Curumim]; e de representantes da área da saúde, além da palestra da ouvidora de saúde do Estado de São Paulo, Elza Lobo, que na oportunidade proferiu a palestra “Ouvidoria como Instrumento de Participação Popular”, e marcou as comemorações do Dia do Ouvidor (16 de março).

A Ouvidoria da Saúde será um canal de acesso à população para queixas, reclamações, sugestões, elogios e denúncias de violação dos seus direitos enquanto usuários do Sistema Básico de Saúde. O órgão, que é desmembrado da Ouvidoria Geral do Município, funcionará de maneira a possibilitar o exercício da cidadania e aprimoramento dos serviços na área prestados à população.

Isabel Cristina Rossi Conte, ouvidora municipal, afirma que grande parte dos 2 mil atendimentos realizados no ano de 2011 foram referentes à Saúde, colocando a mesma entre os cinco serviços mais citados pela comunidade nas ligações. “Trata-se de uma área que merece atenção do governo, pois tem uma enorme demanda”, relata.

Segundo Iara Cavallari, coordenadora da Ouvidoria da Saúde, o atendimento aos usuários do Serviço Básico de Saúde já vinha sendo realizado desde 2009 na própria secretaria, no Serviço Social. Entretanto, devido ao grande número de procura, observou-se a necessidade de criar um órgão que formalizasse esse tipo de assistência, a fim de facilitar a visão do que precisa ser melhorado.

O secretário municipal da Saúde, Antonio Luiz Caldas Júnior, argumenta que o novo órgão será uma forma de sistematizar as informações relacionadas à área, que muitas vezes circulam entre a população de forma desorganizada. “A partir de agora nós poderemos organizar e tomar ciência de todas as reclamações, sugestões e elogios referentes à secretaria, respondendo à população de forma mais rápida e eficiente. Será um canal de comunicação entre a comunidade e o Poder Público no Município”, conclui.

O Prefeito de Botucatu, João Cury Neto, ressalta a importância da criação dessa ouvidoria ao afirmar que uma das missões da Prefeitura consiste em buscar a participação dos populares nas decisões públicas. Segundo ele, é necessário promover a aproximação entre Governo e sociedade, fornecendo a ela instrumentos para efetuar suas reivindicações. “A Ouvidoria, mais que um instrumento de participação, é um instrumento de constatação das dificuldades dos nossos serviços. Ela nos coloca os problemas para que assim possamos buscar as melhorias, a excelência nos trabalhos do Poder Público”, salienta.

Ouvidoria Municipal da Saúde

Rua Major Matheus, 7 – Vila dos Lavradores (Secretaria Municipal da Saúde)

Telefone: 0800 – 772 - 1819

Horário de atendimento: das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas