07 MAR 2012
Vigilância alerta sobre infestação do mosquito da Dengue em Botucatu

Apesar das inúmeras atividades de prevenção contra a Dengue que têm sido realizadas pela Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), Botucatu encontra-se em estado de alerta.

No mês de janeiro de 2012 foi realizada uma nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que tem como objetivo medir os níveis de infestação do mosquito transmissor da doença e avaliar o comportamento da população botucatuense quanto à disponibilidade de criadouros.

De acordo com o resultado da ADL, o Índice Predial (IP), o qual é a relação expressa em porcentagem entre o número de imóveis positivos e o de pesquisados, apresentou um valor de 3,7 imóveis com larvas de aedes aegypti para cada cem visitados. Em janeiro de 2011, este índice era de 2,7. Lembrando que o preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como satisfatório é de até 1.0.

Em relação às regiões do Município, o IP foram os seguintes: 0,4 (Norte); 5,3 (Central/Oeste); 5,9 (Leste); e 1,5 (Sul). Assim, o Índice Predial equivalente a 3,7 coloca Botucatu em estado de alerta e, particularmente, as regiões Central/Oeste e Leste em condições de risco.

Em Botucatu, no ano de 2011, a quantidade de casos de dengue foi de 18 importados e 10 autóctones (adquiridos no próprio município). Já em 2012, até o momento, foi detectado um caso positivo importado.

Orientações - Por meio da ADL, observou-se que os principais recipientes propensos a se tornarem criadouros em potencial do mosquito correspondem tanto aos que apresentam alguma utilidade para os moradores e não podem ser eliminados (reservatórios de água, pratos de plantas, bebedouros de animais, utensílios, entre outros) quanto àqueles que não se caracterizam como necessários à vida cotidiana (latas, potes, plásticos e afins).

“Orientamos os moradores a estarem atentos, evitando deixar recipientes com água parada sem os devidos cuidados e, a quaisquer sintomas, como febre alta, dor de cabeça, dor muscular, cansaço e indisposição, procurar atendimento médico, sem realizar automedicação”, explica Valdinei Moraes Campanucci da Silva, supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal da equipe da VAS.

A VAS irá intensificar ainda mais as ações de redução de criadouros, de forma a impedir que, a partir dos casos importados, Botucatu registre casos autóctones (adquiridos no próprio Município).

Atividades realizadas pela VAS - A Equipe da Vigilância Ambiental em Saúde promoveu em 2011 diversos programas de ação para manter a dengue sob controle em Botucatu. Para 2012, a intenção é que as principais ações ligadas à conscientização, prevenção e eliminação da doença sejam mantidas e intensificadas.

Teatro “Todos contra a Dengue” – Tem sido apresentado desde 2011 nas escolas municipais de ensino infantil e em escolinhas particulares. O teatro de fantoches transmite às crianças, de forma lúdica e divertida, informações sobre a transmissão e prevenção da dengue, ciclo evolutivo do aedes aegypti e os principais recipientes que podem se tornar criadouros do mosquito.

“A Educação em Saúde para crianças é de grande importância, pois elas levam as informações aos seus pais e familiares e cobram deles as ações de prevenção contra a dengue. Além disso, as informações adquiridas na infância serão utilizadas e transformadas em hábitos quando elas se tornarem adultas”, explica Beatriz Zanelato Rueda, da equipe da VAS.

Ovitrampas – O programa consiste basicamente em colocar armadilhas para captura de ovos do aedes aegypti. São postas 185 ovitrampas espalhadas por toda a Cidade nos meses de fevereiro, junho, setembro e novembro.

Vídeos Educativos – São exibidos no Terminal Rodoviário de Botucatu vídeos explicativos sobre a dengue, voltados para conscientização e alerta da população, principalmente daqueles que não residem em Botucatu, que podem trazer o vírus ou adquirir o mesmo na cidade.

Eventos e informativos - Passeatas, feiras, palestras e demais eventos, além da distribuição de panfletos e folders, através dos quais a população é orientada com relação aos sintomas, transmissão e prevenção da doença.

Em 2012, já foram realizadas palestras e entrega de folders na volta às aulas da Unesp Botucatu, com o intuito de conscientizar ainda mais os estudantes.

Vigilância Ambiental em Saúde

Telefones: 3811-1103 ou 150