26 SET 2011
Restruturada, Farmácia Popular triplica atendimentos

Medicamento com 90% de desconto e até mesmo de graça? Quem passa pela Farmácia Popular do Brasil em Botucatu, localizada na Rua General Telles, nº53, no Centro, até desconfia. Mas quando adentra o local o cidadão percebe que além de preço, a unidade promove também um ótimo acolhimento ao usuário do serviço de saúde pública.

Apesar de ter iniciado suas atividades no Município em 2005, atendendo uma média de 50 pessoas por dia, uma maior aproximação com a população começou a ser estimulada apenas em 2009, com a reestruturação e humanização do espaço, que conta com cadeiras para espera, televisão e até mesmo chá, água e café servidos aos usuários. Hoje, a Farmácia Popular, administrada pela Secretaria Municipal de Saúde, atende uma média de 160 pessoas, de diversas faixas etárias e sociais.

“O prefeito João Cury promoveu a reforma completa da nossa unidade, que é uma das poucas farmácias do Município a contar com acessibilidade para cadeirantes. Desde então a Prefeitura também tem investido na capacitação dos profissionais da nossa unidade, que estão muito mais motivados. Hoje podemos dizer que o acolhimento e atenção ao usuário do serviço de saúde pública, feito pela Farmácia Popular, está sendo feito da melhor maneira”, comenta Luiz Francisco Pereira de Moraes, gerente farmacêutico da Farmácia Popular em Botucatu.

Ela atende toda a população, sobretudo às pessoas que interrompem o tratamento por não conseguirem arcar com o preço dos remédios. Os usuários da Farmácia Popular recebem atendimento personalizado, realizado por farmacêuticos e profissionais qualificados para orientar sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.

Remédios de graça

A única exigência para a aquisição dos remédios disponíveis na Farmácia Popular é a apresentação de uma receita médica ou odontológica. Hoje são fornecidos 132 tipos diferentes de medicamentos. Pelo menos 14 deles são distribuídos gratuitamente, como os para pressão arterial e diabetes [veja lista abaixo]. Muitos outros apresentam descontos bastante atrativos para o bolso do consumidor.

Uma cartela de 15 comprimidos de Omeprasol, tradicional medicamento que combate a gastrite e queimação, é vendida no mercado por mais de R$ 10, enquanto que na Farmácia Popular o mesmo produto é comercializado por R$ 3,20. Outro bom exemplo é o remédio intitulado Sinvastatina, também cartela com 15 comprimidos, utilizado para redução de colesterol, que pode ser encontrado no comércio por R$ 40 e na Farmácia Popular por R$ 3,80.

Serviço

A Farmácia Popular atende a população sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 horas até ao meio-dia. Ela fica na Rua General Telles, nº53, no Centro. Mais informações pelos telefones 3814-0321 ou 3882-9695.