22 SET 2011
Prefeitura inicia reforma para abrigar serviços no Espaço Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde deverá iniciar na próxima segunda-feira (26), a reforma do piso inferior do antigo ARE (Ambulatório Regional de Especialidades), onde deverá funcionar o Espaço Saúde “Professora Cecília Magaldi”, na Avenida Santana, região central da Cidade.

O atendimento de algumas especialidades médicas que ainda é oferecido no local passará a acontecer no piso superior. Por conta da mudança, as consultas agendadas para esta sexta-feira (23) foram canceladas e serão remarcadas para a próxima semana. Todos os pacientes já foram comunicados da alteração.

“Desde já pedimos desculpas pelos transtornos que serão causados com a transferência do atendimento para o andar de cima. Serão necessários três dias para desativarmos o andar debaixo. Mas é bom que a população saiba que naquela unidade não existe demanda espontânea. São todos casos agendados que serão remarcados. O motivo é mais do que justo”, informa o secretário municipal de Saúde, Antonio Luiz Caldas Júnior.

A reforma das dependências que abrigarão o Espaço Saúde deverá durar cerca de três meses e inclui, entre outros serviços, troca do piso, pintura, reparos na rede elétrica, além de algumas adaptações. O investimento é da ordem de R$ 160 mil.

As obras permitirão que logo no início de 2012 o Espaço Saúde Professora Cecília Magaldi disponibilize à população uma série de serviços em um mesmo local. Confira quais são eles:

Clínica do Bebê: atendimento multidisciplinar, durante a primeira semana de vida, a todas as crianças de Botucatu, para avaliação precoce de riscos e diagnósticos; garantir o cuidado mais adequado à cada condição de vida e saúde; estimular o aleitamento materno exclusivo, e rastrear o acompanhamento do recém-nascido de risco.

Clínica de Diversidades Terapêuticas: novas oportunidades de acesso à terapêuticas, tais como acupuntura e homeopatia.

Clínica de Curativos: serviço de apoio técnico às equipes das unidades básicas de saúde para a realização e acompanhamento dos curativos em portadores de feridas crônicas com mais eficiência e eficácia.

Clínica de Saúde Sexual e Reprodutiva: serviço de referência municipal com o objetivo de promover assistência à saúde sexual e reprodutiva (planejamento familiar), diagnóstico e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.

Farmácia Municipal: distribuição de medicamentos para clientes atendidos no Espaço Saúde e nos demais serviços de saúde.

Dose em Casa: distribuição em domicílio de medicamentos destinados ao controle de doenças crônicas (tais como Diabetes e Hipertensão Arterial) para pacientes maiores de 60 anos e grupos especiais em acompanhamento nas unidades de saúde.

Programa de Distribuição de Canetas de Aplicação de Insulina para Crianças e Adolescentes: mais conforto para o uso de insulina em crianças e adolescentes com diagnóstico de Diabetes Mellitus.

Central de Esterilização: serviço de esterilização de materiais e insumos de toda a rede básica, aprimorando a padronização e o controle de qualidade, a segurança dos pacientes e a otimização de recursos humanos e materiais.

Nova Sede do Centro de Especialidades Odontológicas: Serviço de atendimento especializado, destinado a atender a clientela encaminhada pelos dentistas das unidades de saúde.

CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial: Serviço de referência e tratamento, de atenção diária, para pessoas que sofrem com transtornos mentais leves.