04 AGO 2011
No sábado, Prefeitura assumirá prédio do Hospital Sorocabana

O próximo sábado (6) promete ser de festa em Botucatu. Um grande ato público está sendo convocado para marcar a posse do prédio onde funcionou o Hospital Sorocabana pela Prefeitura. Será uma manhã de festa recheada de atrações para toda a família, com direito a tenda da alegria, brinquedos infláveis, apresentação da Corporação Musical Damião Pinheiro Machado e do Grupo Atrupelados com mágico, malabares, música e palhaços.

O evento organizado pelo Movimento “O Sorocabana é Nosso” está marcado para ter início às 9 horas, em frente ao Hospital Sorocabana. “Esse é um momento de festa, uma grande conquista do povo de Botucatu. Convidamos os funcionários, familiares, ferroviários, representantes de entidades, trabalhadores da saúde, moradores da Vila dos Lavradores e a população em geral para juntos abraçarmos o hospital, simbolizando essa vitória para a saúde de nosso município”, declara o prefeito João Cury Neto.

Conquista - No último dia 28 de julho o juiz Alfredo Gehring Cardoso Falchi Fonseca concedeu liminar que garante a imissão na posse do imóvel à Prefeitura na ação de desapropriação por utilidade pública ajuizada contra a Associação Beneficente dos Hospitais Sorocabana (ABHS). O despacho possibilitou ao município ocupar imediatamente as instalações da unidade hospitalar que hoje se encontra fechada na Vila dos Lavradores.

O depósito de R$ 1.100.000,00 já foi efetuado pelo Poder Público e supera o valor venal do imóvel que alcança o montante de R$ 1.058.430,66. O dinheiro foi depositado diretamente na conta da ação judicial movida pelos funcionários do hospital que foram demitidos a fim de garantir a todos eles o recebimento das verbas rescisórias.

“Essa é mais uma demonstração que nosso governo tem palavra. Cumprimos o compromisso de salvar o Hospital Sorocabana, que é um verdadeiro xodó da cidade. Vamos devolvê-lo à população, em um curto espaço de tempo, com atendimento 100% gratuito através do SUS”, afirma o prefeito.

A Prefeitura, em parceria com a Autarquia do Hospital das Clínicas, já trabalha na elaboração de um plano de ocupação do prédio. A gestão será compartilhada entre o município e o Estado. A perspectiva é que o hospital volte a oferecer atendimento gratuito em especialidades como ortopedia, gastroenterologia e oftalmologia, além de outros serviços. Também está programada a instalação no local do primeiro Pronto Socorro Infantil da cidade.

“Nossa expectativa é que rapidamente possamos fazer as adaptações necessárias e no início de outubro tenhamos esse hospital funcionando a pleno vapor, numa gestão compartilhada entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da autarquia do HC de Botucatu e interveniência da Famesp na gestão de pessoal”, declara o prefeito João Cury.

Outra boa notícia é a confirmação que os 108 funcionários demitidos poderão ser contratados pela Famesp, por prazo determinado, até que seja aberto concurso público para as admissões em caráter definitivo.