29 JUL 2011
Prefeitura garante na Justiça a posse do prédio do Hospital Sorocabana

O dia 28 de julho de 2011 entrará para a história como a data de nascimento de um novo hospital público em Botucatu. Depois de meses de estudos, reuniões e intensa articulação política, a decisão que a população tanto aguardava foi confirmada pela Justiça. Na manhã desta sexta-feira, o prefeito municipal João Cury Neto foi informado que o prédio que abriga o Hospital Regional Sorocabana agora passa a pertencer ao município de Botucatu.

O juiz de direito Alfredo Gehring Cardoso Falchi Fonseca concedeu a liminar que garante a imissão na posse do imóvel à Prefeitura na ação de desapropriação por utilidade pública ajuizada contra a Associação Beneficente dos Hospitais Sorocabana (ABHS). O despacho permite que o município ocupe imediatamente as instalações da unidade hospitalar que hoje se encontra fechada na Vila dos Lavradores.

O depósito de R$ 1.100.000,00 já foi efetuado pelo Poder Público e supera o valor venal do imóvel que alcança o montante de R$ 1.058.430,66. O dinheiro foi depositado diretamente na conta da ação judicial movida pelos funcionários que foram demitidos a fim de garantir o recebimento das verbas rescisórias.

O prefeito João Cury Neto comemorou a decisão da Justiça. “Essa notícia me deixa profundamente emocionado. Essa é mais uma demonstração que nosso governo tem palavra. Cumprimos o compromisso de salvar o Hospital Sorocabana, que é um verdadeiro xodó da cidade. Vamos devolvê-lo à população, em um curto espaço de tempo, com atendimento 100% gratuito através do SUS”, afirmou.

Além disso, o prefeito destaca que os 108 funcionários poderão ser contratados pela Famesp, por prazo determinado, até que seja aberto concurso público para as admissões em caráter definitivo. O próximo passo será a elaboração de um plano de ocupação do prédio. O prefeito João Cury; o secretário municipal de Saúde, Antonio Luiz Caldas Júnior e o superintendente do Hospital das Clínicas de Botucatu, Dr. Emílio Curcelli tiveram a primeira reunião para tratar do assunto já na noite desta sexta-feira.

O hospital deverá voltar a oferecer atendimento gratuito em especialidades como ortopedia, gastroenterologia e oftalmologia, além de outros serviços. Também está programada a instalação no local do primeiro Pronto Socorro Infantil da cidade. “Nossa expectativa é que rapidamente possamos fazer as adaptações necessárias e no início de outubro tenhamos esse hospital funcionando a pleno vapor, numa gestão compartilhada entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da autarquia do HC de Botucatu e interveniência da Famesp na gestão de pessoal. Cumprimos o compromisso de salvar o Sorocabana que agora é um patrimônio do povo de Botucatu”, declara o prefeito João Cury.