08 JUL 2011
Ônibus leva consulta oftalmológica gratuita a 245 pacientes

Durante toda essa sexta-feira [8] a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp, realizou novas consultas através do projeto “Novo Olhar”, que leva aos bairros um ônibus totalmente equipado para a realização de consultas oftalmológicas.

Desta vez, os beneficiados foram 245 de um total de 300 pacientes previamente agendados e que são usuários da Unidade Básica de Saúde do Jardim Cristina. O atendimento gratuito ocorreu no Ginásio Municipal “Dr. Mário Covas Júnior”, Vila Auxiliadora.

Entre os serviços oferecidos estão os testes de refração, de pressão intraocular e fundo de olho. Eles podem identificar possíveis casos de glaucoma, hipertensão intraocular e catarata que, por ventura, os pacientes ainda não saibam. Uma vez identificada as doenças, os pacientes são encaminhados para o Ambulatório de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu, ou dada a gravidade do caso, ao Pronto Socorro de Oftalmologia do HC.

Após as consultas, caso o paciente necessite do uso de óculos, poderão ser fornecidas armações aos que mais precisam.Outro tipo de encaminhamento realizado através do ônibus são casos de plástica oftalmológica. Para estes, a especialidade tem agendado a cirurgia no ambulatório de oftalmologia do Hospital das Clínicas.

Segundo o secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Antonio Luiz Caldas Júnior, a medida se faz necessária dada a grande demanda e lista de espera para a realização de consultas oftalmológicas nas Unidades Básicas de Saúde. “Por meio deste projeto, a Prefeitura busca zerar a fila de exames. Através dele, conseguimos cumprir alguns princípios importantes do Sistema Único de Saúde [SUS] como oferecer fácil acesso ao serviço nos bairros, humanização inclusive com distribuição de lanches, integralidade com exames especializados, e qualidade no atendimento uma vez que este convênio é feito com a Unesp”, destaca.

Desde 2010, o projeto já levou atendimento itinerante a aproximadamente 1.500 pacientes das Unidades de Saúde da Cecap, Vila São Lúcio, Vila Cidade Jardim, Cohab, Vila Ferroviária, Jardim Iolanda, Jardim Aeroporto do Parque Marajoara e do Jardim Santa Elisa.

A próxima etapa do ônibus será voltada aos pacientes que estão com encaminhamentos para oftalmologia da Unidade da Saúde da família Jardim Peabiru e está marcada para ocorrer no próximo dia 12 de agosto na Abem (Associação do Bem Estar). Já no dia 30 de setembro o ônibus deverá levar os mesmos atendimentos aos moradores do Distrito de Vitoriana e região.