28 ABR 2011
ESPORTES E PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
‘Dia do Desafio’ é pauta de reuniões em Botucatu

Aconteceu na manhã desta quinta-feira [28] o encontro com as lideranças de Botucatu e região para tratar sobreo Dia do Desafio 2011, cujo tema “Você se mexe e o mundo se mexe junto”.

Estiveram presentes no evento representantes das cidades do Polo Cuesta, do Sindicato do Comércio Varejista de Botucatu [Sincovab], Sesc Piracicaba, que é o coordenador de um conjunto de 33 cidades, incluindo Botucatu e região, Marcelo Henrique Ventrella Marcolin, diretor do Departamento de Esportes e Lazer, na ocasião representando o secretário de esportes, Antônio Carlos Pereira.

“O nosso encontro tem como objetivo reunir as principais lideranças para discutir junto conosco as propostas que o Dia do Desafio trás para a Cidade”, explicou José Roberto Ramos, gerente do SESC Piracicaba.

Para Fátima Baldini, presidente do Sincovab, todo evento do Sesc é bem vindo na Cidade. “É sempre muito bom quando as cidades da região aderem a essas ideias. Temos sim que trazer os eventos para a nossa região, que precisa se destacar”, concluiu.

O evento contou ainda com a presença de Silvia Cristina Franco Amaral, professora doutora do Departamento de Educação Motora, Lazer, Educação Física e Sociedade da Universidade de Campinas [Unicamp], que palestrou sobre políticas públicas, espaços e equipamentos para a prática de lazer. “O esporte lazer ficará de herança cultural para as próximas gerações” disse.

Sobre o Dia do Desafio - O evento já está em sua 16º edição e é uma campanha mundial de motivação para a prática regular de atividade física, realizada por meio de ações comunitárias com foco na melhora da qualidade de vida dos cidadãos.

No ano passado participaram 20 países, 3.505 cidades e 59 milhões de pessoas. Só no estado de São Paulo, dos 645 municípios, 565 participaram do Dia do Desafio.

A data tem como princípios a acessibilidade, envolvimento, diversão, diversidade, inclusão social, ética e cidadania, confiança e segurança e deixa um legado de mudança de comportamento, adoção de novos valores, implantação de ações permanentes, organização comunitária e educação para a prática esportiva.