26 DEZ 2010
GUARDA MUNICIPAL
Inundações, maus tratos em animal, furtos e agressão a mulher movimentam GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM) registrou inúmeras ocorrências neste feriado prolongado pelo Natal. Antes mesmo do final de semana, a intensa chuva que caiu na tarde da última quinta-feira [23] provocou inundações em vários pontos da Cidade, o que demandou serviço à Defesa Civil que acompanhou cada ocorrência.

No mesmo dia, a GCM Ambiental e uma equipe de Zoonoses foram acionadas a comparecer em um imóvel da Rua Professor Raimundo da Luz Cintra, na Vila Mariana, onde foi constatado maus tratos a um cão de raça não definida e de grande porte. O cão foi recolhido e encaminhado para o Hospital Veterinário para tratamento médico, para que posteriormente seja levado ao Canil Municipal.

Outras ocorrências movimentaram a GCM no dia de Natal [25]. No Distrito de Rubião Júnior, um veículo Ford Verona foi encontrado em chamas na garagem de uma residencia na Rua Pedro Paniguel. Vizinhos, que presenciaram o fato, arrombaram o portão para informar a vítima, que não soube explicar como o incêndio começou. O Corpo de Bombeiros compareceu no local e controlou as chamas que danificaram todo o veículo. A companheira do proprietário do carro passou mal e foi conduzida até o Prontosocorro, onde recebeu atendimento.

Na mesma madrugada, na Avenida Dom Lúcio, um motociclista sofreu escoriações após sua Yamaha  colidir com um VW Fox. O mesmo foi socorrido até o PS do Hospital Sorocabana.

Na manhã do dia 25, a GCM foi acionada após a fuga de um jovem de 23 anos, internado no Hospital Cantídio de Moura Campos devido a problemas com drogas. O jovem foi capturado e levado novamente para internação. Outro caso que atraiu a atenção da Guarda Municipal foi a de uma mulher de 57 anos, que de acordo com boletim de ocorrência, teria sido agredida pelo filho de 30 anos. O fato ocorreu na noite do dia 25, em uma residência da Rua Rafael Lopes, no Jardim Peabiru. Na oportunidade, o amásio da mulher tentou separar a briga mas também foi agredido pelo enteado, que teria chegado em casa alcoolizado e, de posse de uma faca, ameaçado o casal. A GCM registrou o caso e encaminhou o mesmo à Delegacia da Mulher.

Já no domingo [26], a Guarda Municipal foi chamada por conta de dois casos de furto. O primeiro ocorreu por volta das 18 horas, na Rua Newton Prado, Centro, onde uma mulher, após pedir água a um senhor em uma residência, furtou uma bicicleta que estava na garagem. A mulher se aproveitou quando o idoso entrou no imóvel para buscar o copo d’água e fugiu com o veículo. Durante o patrulhamento, a GCM encontrou a bicicleta. Na sequência, a guarnição foi informada por populares o sentido tomado pela meliante que logo em seguida foi localizada e detida no Terminal Rodoviário. Os guardas entregaram a bicicleta para a vítima, que não desejou realizar o Boletim de Ocorrência na delegacia. A mulher foi liberada no local.

A segunda ocorrência, que fechou o final de semana, surgiu após denúncia de que dois indivíduos estariam passando uma televisão por cima de um muro de uma residência, na Vila dos Lavradores. Com as características dos suspeitos em mãos, o patrulhamento da Guarda Municipal chegou a dois rapazes, com 17 e 22 anos. Ao realizar busca na casa do adolescente suspeito, foi encontrado o aparelho furtado na garagem.

A mãe do jovem disse não saber a procedência do objeto. Por outro lado, o rapaz de 22 anos informou que a televisão era de sua ex-sogra. A GCM entrou em contato com a vítima, que reconheceu a TV. No momento foi dada voz de prisão aos dois indivíduos e ambos foram conduzidos ao Plantão Permanente, onde a autoridade policial ratificou a voz de prisão dada pelos GCM´s e recolheu o mais velho dos envolvidos junto à Cadeia Pública local. Já o adolescente infrator foi liberado.