25 OUT 2010
Campanha de combate ao AVC esclarece dúvidas da população

Com muita orientação e panfletagem no Centro de Botucatu teve início, nesta segunda-feira [25], a campanha “Um em cada seis”, referente ao Dia Mundial do AVC [Acidente Vascular Cerebral], a ser comemorado no dia 29 de outubro. O AVC é nada menos que a primeira causa de morte e incapacidade no Brasil. No mundo, a cada seis segundos, alguém, independentemente da idade ou sexo, morre por causa de um AVC e, no mundo, 6 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência desse acidente cerebral.

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde e Faculdade de Medicina [FMB]/Unesp estiveram na Praça Comendador Emílio Peduti [Bosque] e tiraram dúvidas de mais de cem pessoas que passavam pelo local. “Percebemos que a população ainda possui um grau de desconhecimento muito grande, chegando a confundir AVC com doenças do coração. Por isso é importante ações como esta, para que as pessoas mais propensas ao AVC saibam identificar os sinais de alerta”, comenta Rodrigo Bazan, do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da FMB.

De acordo com ele, o Hospital das Clínicas da FMB atende de um a dois pacientes vítimas de AVC por dia. “A UTI [Unidade de Terapia Intensiva] do Pronto-Socorro da unidade fica em 50% ocupada por vítimas da doença, todo ano”, informa.

Nesta terça-feira [26] será promovido um curso de capacitação sobre o AVC voltado aos profissionais de nível superior da rede municipal de saúde de Botucatu. Às 8h30, o treinamento acontece no Sindicato dos