22 OUT 2010
CEI “Profª Luiza de Campos Avellar Pires” ajuda a recuperar mata ciliar do Ribeirão Lavapés

Desde 2005, pais, alunos e funcionários do Centro de Educação Infantil “Profª Luiza de Campos Avellar Pires” lutam para a recuperação da mata ciliar do Ribeirão Lavapés nas proximidades da Unidade Escolar. Várias ações positivas foram realizadas ao longo desses anos, onde foi possível transformar as margens do Ribeirão em uma área verde de lazer.

A partir de agosto de 2009, a unidade escolar firmou uma parceria com o Núcleo de Ensino [NE] do Instituto de Biociências [IB] da Unesp, Campus de Botucatu. Novas etapas foram realizadas como a instalação de placas, lixeiras, estaqueamento, coroamento e a adubação de mais de 100 árvores, além do plantio de novos exemplares.

Outra ação promovida junto a comunidade do entorno da escola foi a distribuição de mudas de árvores e de cartilhas para a educação ambiental. No mês de setembro deste ano, foi iniciado um trabalho com a montagem de um minhocário e de duas composteiras para a produção de húmus para ser aplicado no solo e conseqüentemente ajudar no crescimento das plantas.

Já foram concluídas também, outras etapas como a construção de maquete do local e a instalação das placas de identificação das espécies de árvores plantadas nas margens do Ribeirão. No próximo mês de novembro haverá uma palestra com os pais sobre “Alimentação Saudável” e “como montar uma composteira em casa”, incentivando-os a reutilizar o lixo orgânico e a produção de horta.

O projeto, sob a orientação da Professora Maria de Lourdes Spazziani, do Departamento de Educação do IB, desenvolve atividades priorizando a formação de professores para temas socioambientais. O trabalho conta com supervisão da coordenadora pedagógica Fernanda Zagatti Picoloto Tardim.

Na última quinta-feira, [21], no H.T.P.C. [Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo] foi apresentada aos professores uma cartilha elaborada pelos alunos do Curso de Biologia que dará suporte pedagógico a vários temas trabalhados durante o desenvolvimento do referido projeto, além de orientações e dicas sobre educação ambiental.

O trabalho desenvolvido permite a interação entre toda a equipe envolvida no projeto: professores, alunos e comunidade. “Nossos alunos aprendem na prática conceitos importantíssimos que com certeza se estenderão por toda a vida”, afirma a diretora Rosana Aparecida Garcia Braga.

“Esta parceria vem somar estudos, aprendizagens, esforços, conquistas e conseqüentemente uma educação de qualidade. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a Professora Maria de Lourdes e seus alunos: André Fossaluza, André, Mariana e Carolina que acompanham continuamente o desenvolvimento do projeto. Sobretudo também nos ajudam a plantar uma sementinha de otimismo, coragem, perseverança para continuarmos o nosso trabalho com responsabilidade e compromisso.

Se cada um fizer a sua parte o mundo será melhor para todos”, completa a diretora.