12 AGO 2010
Cidades do 'Polo Cuesta' se reúnem em Botucatu

Na tarde de quarta-feira [11], o auditório Cyro Pires da Prefeitura de Botucatu foi sede da reunião mensal dos representantes do “Polo Cuesta” formado pelos municípios de Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel.

Além dos representantes das cidades estiveram presentes na reunião o prefeito João Cury Neto, presidente do Polo, e os prefeitos de Conchas, Adriana Dearo Del Ben e Bofete, Claudécio José Ebúrneo, o Torão.

A primeira pauta da reunião foi para discutir o apoio do polo na realização de um leilão beneficente, em Pratânia, em prol do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú. Ficou definido que o leilão será promovido no dia 22 de novembro. Os prefeitos de cada município irão pedir doações a empresas de suas respectivas cidades, para serem leiloadas. A verba do evento será totalmente destinada ao hospital, que irá usá-la como recurso extra para trabalhos de prevenção contra o câncer.

Na sequência da pauta, outro assunto abordado foi a realização dos Jogos do Polo Cuesta, que desde 2006 são realizados com recursos do Governo do Estado. Tradicionalmente, a competição serve como preparatório aos Jogos Regionais. Neste ano, os Jogos não foram realizados por não ter ocorrido repasse à cidade de Conchas, que se candidatou novamente para ser sede da competição no ano 2011.

No final da reunião, o último assunto a ser colocado em pauta foi a aprovação do plano de trabalho e a proposta de orçamento do Polo para 2011, onde foi recomendado que os municípios que se encontram inadimplentes com o mesmo, assinem até o dia 31 de agosto o termo de parcelamento.

Polo Cuesta - é um consórcio turístico criado em 2001, como associação sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver o turismo de forma regional e sustentável através da integração e trabalho em conjunto dos municípios.

Ele tem por finalidade representar o conjunto dos municípios que o integram em assuntos de interesses comuns, perante quaisquer outras entidades públicas, de qualquer esfera de governo, além das de iniciativas privadas. Estes interesses são os de prestar aos municípios associados, serviços de planejamento, capacitação, normatização, construção e conservação de equipamentos turísticos; além de marketing que venham a promover o desenvolvimento do turismo regional mediante programas de trabalho devidamente aprovados pelo Conselho de Municípios.

Têm por objetivo também o planejamento e execução de políticas de melhor aproveitamento do potencial turístico dos municípios mediante o desenvolvimento integrado e sustentável sob os aspectos ambientais, sociais, éticos e econômicos. E finalmente estimular o desenvolvimento de programas permanentes de conservação e proteção do meio ambiente.

O Polo Cuesta é considerado um projeto pioneiro no estado de São Paulo, pela sua união, administração, organização e, sobretudo a integração entre os municípios envolvidos, através de seus agentes políticos, secretários de turismo e empresas do segmento.