13 AGO 2010
Prefeito João Cury negocia aquisição de casas da antiga Fepasa

Na última quinta-feira [12], o prefeito de Botucatu, João Cury Neto, esteve em São Paulo, para discutir o processo de transferência para o município de imóveis residenciais que pertenceram ao patrimônio da extinta Fepasa [Ferrovias Paulista S/A].

O encontro aconteceu na sede da Superintendência do Patrimônio da União no Estado de São Paulo e dele também participaram os ferroviários aposentados Teófanes Martineli [Fane] e José Francisco de Miranda, além de Benedito da Silva Filho.

O assunto foi tratado diretamente com a coordenadora substituta de Gestão Patrimonial, Thais F. Lopes e Botucatu poderá ser pioneira na viabilização da aquisição de casas por parte de ferroviários e de outras pessoas que há anos ocupam esses imóveis.

Depois de um amplo levantamento foi apurado que 37 famílias de ferroviários e outras 25 de particulares têm interesse em adquirir os imóveis, localizados na Avenida Vital Brazil, Travessa Dr. Vital Brazil, Rua José Barbosa de Barros, Rua Galvão Severino, Rua Victor Atti e Rua Alfredo Franklin de Mattos.

Para cada um dos pretendentes foi montada uma pasta individualizada com todas as informações, a fim de que cada processo seja analisado detalhadamente. As negociações evoluem de forma satisfatória e a expectativa é que uma resposta ao pleito seja apresentada nos próximos dois meses.

O prefeito João Cury, que há alguns meses conquistou a cessão de uso de outros imóveis que pertenceram à Fepasa, como a antiga estação ferroviária, voltou do encontro esperançoso em chegar a um entendimento com o Patrimônio da União. “Tenho confiança que poderemos chegar a um acordo. Trata-se de um sonho antigo dessas famílias. Algumas delas moram naquelas casas há quarenta anos. Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para realizar o desejo dessas pessoas, principalmente daqueles que ajudaram a construir a história da ferrovia em Botucatu”, declarou.

Ferroviário aposentado e morador da Rua Victor Atti há 28 anos, José Francisco de Miranda voltou do encontro otimista quanto a possibilidade de, finalmente, tornar-se proprietário do imóvel. “A reunião foi bastante proveitosa por conta das informações que recebemos. Voltei bastante otimista e pelo que nos disseram, tem tudo para dar certo. Ainda mais com o empenho e a ajuda que estamos tendo do prefeito João Cury. Sem ele não conseguiríamos nada. Hoje nossa esperança é grande”, afirma.