26 MAR 2024
Secretário de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo conhece o projeto do Memorial do CEVAP e visita a Fábrica-Escola de Biofármacos
Roberto de Lucena disse ter ficado impressionado com o que viu e se colocou à disposição para ajudar.
Entre os diferentes potenciais que a região de Botucatu possui, o turismo científico e de negócios tem sido potencializado nos últimos anos, especialmente por conta de projetos desenvolvidos pela Unesp. No último sábado, o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, realizou uma visita técnica ao Centro de Estudos de Venenos de Animais Peçonhentos (Cevap) da Unesp de Botucatu para conhecer duas importantes iniciativas que fomentam a área do Turismo.

O secretário assistiu a uma apresentação sobre o projeto do Memorial do Cevap: dos venenos aos remédios, conduzida pela coordenadora da Rede de Extensão do Cevap, Elenize Jamas Pereira, e depois recebeu, em mãos, o projeto arquitetônico com um breve histórico; conheceu o serpentário de visitação pública “Toca das Cobras” e em seguida visitou as instalações do CTS-BioPharma - futura Fábrica-Escola de Biofármacos da Unesp.

O secretário, em sua fala ao final da visita, disse ter ficado impressionado com o que viu, com ênfase especial na Fábrica-Escola.

“Obrigado por compartilharem comigo este projeto, este sonho. Que já não é mais um sonho, pois vocês tiraram do papel. Apesar de não ser a minha área, quero me colocar à disposição para ser um facilitador dentro do governo, somando-me a pessoas que já estão envolvidas com a iniciativa. Fica a minha gratidão e o meu comprometimento. Vou conversar com o governador na próxima semana e devo relatar o que vi e as minhas impressões. Vou falar também com o nosso vice-governador, que é muito ligado à área de tecnologia. Contem comigo!”, enfatizou. “Tem todas as conexões com o Turismo. Estamos falando do turismo acadêmico, histórico, cultural, científico e de negócios, que se desdobra em um menu diversificado”, completou.

A secretária Municipal de Turismo de Botucatu, Roberta Sogayar, destacou que a vinda do secretário Roberto de Lucena a Botucatu reafirma a vocação da cidade, com todo seu potencial para o turismo técnico-científico, cultural e de natureza. “O Memorial do Cevap, além de dar apoio a todos os visitantes da Fábrica-Escola de Biofármacos, será de grande relevância para todo o conjunto de ativos da Fazenda Lageado. Por isso, estamos empenhados para dar vida a este projeto”, afirmou.

Estiveram presentes o vice-coordenador e coordenador em exercício do Cevap, professor José Paes de Oliveira Filho; professor Benedito Barraviera, diretor do CTS-Cevap; professor Saulo Philipe Sebastião Guerra, diretor da Agência Unesp de Inovação (Auin), representando o reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti;  Tiago Henrique Darroz, representante da Pró-Reitoria de Planejamento Estratégico e Gestão da Unesp; além da secretária Municipal de Turismo de Botucatu, Roberta Sogayar; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Relações Institucionais e Trabalho, Mário Florindo de Camargo; Renata Corvino e Douglas Iglesias, membros do Conselho Municipal de Turismo; os vereadores Lelo Pagani e Marcelo Sleiman; o diretor executivo do Parque Tecnológico Botucatu, Daniel Lopes; o diretor do Senai Botucatu, professor Tiago Guerreiro e a gestora do Programa Sebrae para o Turismo, Néia França.

Sobre o Memorial do Cevap

O Memorial surge como uma proposta regional inovadora, idealizada com o objetivo de narrar, por meio de exposições, a rica história da sede atual do Cevap e da futura Fábrica-Escola de Biofármacos da Unesp. O ambiente contará com um auditório para 200 pessoas destinado a cursos e palestras, um foyer, áreas de exposições livres e controladas, loja de souvenirs e café, espaço infantil, sanitários acessíveis, área de acervo, manuseio e pesquisa de obras raras e terraço.

Além disso, contará com duas áreas externas denominadas respectivamente Praça dos Sentidos, contemplando espaço ecumênico, casulos de leitura, abrigo de grandes serpentes e túnel didático-pedagógico, e Praça de Convivência contendo espaço de vivência, sanitários acessíveis, miniloja, espaços de linguagem e letramento. Este novo ambiente será um importante complemento ao já existente Serpentário de Visitação Pública “Toca das Cobras”. Espera-se que o empreendimento não apenas atraia visitantes da Universidade, mas também se torne um ponto de referência para os turistas que desejam explorar a região.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Cevap