14 JUN 2010
Prefeitura abre licitação para construir Banco de Alimentos

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoverá uma ampla readequação nas antigas instalações do Matadouro Municipal para instalar no local o Banco de Alimentos. O processo licitatório já foi aberto na Copel [Comissão Permanente de Licitações].

O investimento previsto é de R$ 350 mil, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A Tomada de Preços para contratação da empresa que executará a obra prevê abertura dos envelopes com as propostas para às 14 horas do próximo dia 24 de junho. O prazo de entrega é de seis meses.

PROJETO - O Banco de Alimentos é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar que atende municípios com mais de 100 mil habitantes. Seu objetivo é arrecadar alimentos, provenientes de doações, por meio da articulação com o setor alimentício [indústrias, supermercados, varejões, feiras, centrais de abastecimento e outros].

Em cada um dos Bancos, os produtos são recebidos, selecionados, separados em porções, processados ou não, embalados e distribuídos gratuitamente às entidades assistenciais, como forma de complementação às refeições diárias da população assistida. Em contrapartida, as entidades atendidas pelos Bancos de Alimentos participam de atividades de capacitação em educação alimentar, para que o conhecimento seja repassado à comunidade.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome apoia projetos de implantação ou modernização de Bancos de Alimentos por meio do financiamento de projetos de construção, reforma e adaptação de instalações prediais, aquisição de equipamentos, materiais permanentes e materiais de consumo novos. Botucatu fez a inscrição e participou de um Edital de Seleção Pública, tendo projeto aprovado e atendendo todos os critérios técnicos de Implantação do Programa.