14 MAI 2010
Secretaria de Saúde intensifica Campanhas de Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de intensificar as Campanhas de Vacinação contra as Influenzas H1N1 e Sazonal [essa para o idoso], contará nesse sábado [15] com postos volantes no horário das 8 às 17 horas, em diversas localidades. [ver tabela ao final da matéria]

Até o momento, 5.168 idosos de Botucatu, isto é, 29,47% do total desta camada da população [17.359] foram imunizados. Já contra a H1N1, 41.357 pessoas, ou seja, 88,9% da população abrangida pela campanha foram vacinadas [confira tabela de vacinação ao final da matéria].

A vacinação contra a Gripe H1N1 está liberada para a população com maior risco de desenvolver a forma grave da doença, ou seja, todos que se enquadram em um dos oito grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, tais como profissionais de saúde, gestantes, crianças de seis meses a 2 anos, doentes crônicos [incluindo os idosos] e adultos entre 20 e 39 anos que ainda não se vacinaram. Pessoas que se enquadram nesses grupos podem procurar qualquer unidade básica de saúde e receber a dose da vacina até dia 21 de maio.

Influenza Sazonal - A Campanha de Vacinação do Idoso com a Vacina Sazonal, teve início no último dia 8 e vai até 21 de maio. A Vacina Sazonal só está liberada para os idosos de 60 anos ou mais de idade.

Esta campanha visa contribuir para a redução da morbimortalidade por influenza e suas complicações, na faixa etária acima de 60 anos. O objetivo da Secretaria de Saúde é de vacinar pelo menos 80% dessa população, ou seja, cerca de 14 mil pessoas na Cidade. Em 2009, a cobertura vacinal atingida ao final da campanha foi de 57,14% dos 17.530 idosos existentes em Botucatu

O fato da população com idade acima de 60 anos apresentar maior risco de adoecer e morrer, em decorrência de algumas doenças imunopreveníveis, tais como a gripe e a pneumonia, fundamenta a realização desta Campanha de vacinação desde o ano de 1999.

O que é a Influenza? - A influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta por intermédio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração até formas clinicamente graves e complicadas. A Influenza é responsável por elevada morbimortalidade em grupos de maior vulnerabilidade.

Postos Volantes - A Secretaria de Saúde conta com postos volantes nestas localidades:

• Praça do Bosque

• Praça da Vila dos Lavradores