05 MAI 2010
Secretaria de Saúde inicia Campanha de Vacinação do Idoso nesse sábado

A Secretaria Municipal de Saúde promove a partir desse sábado [8] a Campanha de Vacinação contra a gripe comum para maiores de 60 anos. Além da vacina contra a gripe comum, será oferecida a vacina contra a gripe H1N1 em idosos que apresentem doenças crônicas. A campanha se estenderá até o dia 21 de maio. A Campanha de Vacinação da Gripe H1N1 continua com cronograma normal.

De acordo com a educadora em saúde pública, Thaís Espernega Santos, a expectativa é de vacinar aproximadamente 80% da população acima de 60 anos na cidade. “Em 2009, apenas 10.022 idosos foram vacinados na Campanha de Vacinação do Idoso, representando apenas 57,14% da população idosa na época. Já neste ano, a expectativa é de vacinar 80% dos 17.530 idosos que residem no Município [o que representa 14.024]”, afirma. É importante lembrar que os idosos já vacinados contra a gripe H1N1 deverão também participar desta Campanha, especialmente os que possuem qualquer tipo de doença crônica.

H1N1

Ainda segundo a educadora, até o momento 71,9% das pessoas habilitadas para receber a vacina contra a gripe H1N1 foram imunizadas. A partir do dia 10 de maio, inicia a quinta etapa da Campanha, para pessoas de 30 à 39 anos de idade, com término no dia 21. O menor índice de procura está entre as gestantes, que atingiu 58%. “As gestantes e doentes crônicos devem procurar o serviço de saúde pública para se protegerem da gripe H1N1. Apenas 58% das gestantes nos procuraram, um percentual muito baixo”, conclui.

Postos Volantes

Para facilitar o acesso às vacinas, neste sábado vários postos volantes estarão disponíveis, além de todos os Postos de Saúde, abertos das 8 às 17 horas. São eles:

• Jaú Serve Tanquinho

• Supermercado Manzini

• Supermercado Boas Compras

• Mercado do Povo

• Supermercado Pão de açúcar

• Supermercado Central- Centro

• Supermercado Central – Jardim Paraíso

• Paratodos

• Sesi [das 13 às 16h]

• Bar da Bica

• Rio Bonito

• Porto Said

• Mina

• Condomínio Alvorada da Barra

• Porto de Areia Rays

• Praça do Bairro

• Bosque

Nos demais dias, as vacinas serão aplicadas nos Postos de Saúde do Município.