27 ABR 2010
SEGURANÇA
GCM Botucatu ministra curso de Formação de Guardas Civis

A Guarda Civil Municipal [GCM] de Botucatu apresentou na manhã dessa terça-feira [27] seus 26 alunos do Curso de Formação de Guardas Civis. Desses, 22 compõem a GCM de São Manuel e quatro a equipe de Vigias Municipais de Pratânia [22km e 33km de Botucatu, respectivamente]. O curso tem a duração de 60 dias na sede da GCM de Botucatu e 30 dias nas respectivas cidades.

De acordo com o Comandante da GCM de São Manuel, José Aparecido Gomes, a Guarda Municipal de Botucatu é um modelo a ser seguido. “A Guarda de Botucatu nos oferece o melhor em formação e qualificação”, comenta. O vice-prefeito de Pratânia, Daniel Luiz Carvalho, confirma tal avaliação. “Os Vigias municipais existem desde 1997 em Pratânia e realizam trabalhos semelhantes aos da GCM. Buscamos a formação em Botucatu pela estrutura que possuem e a qualificação que oferecem. Hoje, tive oportunidade de conhecer inclusive a sala de monitoramento das câmeras espalhadas pela Cidade, um dos excelentes trabalhos que fazem”, afirma o vice-prefeito. Comandante Gomes acrescenta ainda a importância do certificado desse curso. “Fizemos alguns cursos, mas não tão qualificados como esse, que inclusive tem certificado reconhecido”, conclui.

Na aula inaugural, o Comandante da GCM Botucatu, Paulo Renato da Silva, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Secretário de Segurança, Dr. Adjair de Campos. “Ele desenvolve junto ao governo municipal um trabalho sério que será espelhado na formação que os GCMs terão. O respeito que existe aqui refletirá no trabalho em cada Cidade”, garante.

Finalizando os discursos, Dr. Adjair disse que o trabalho realizado no dia-a-dia somado ao planejamento da Administração Municipal tem resultado em fazer da GCM Botucatu referência em diversos Estados do País, além de reafirmar que o modelo de Policiamento Comunitário é um dos motivos do sucesso da Guarda. “Por causa do planejamento da atual administração e do trabalho que vem sendo feito, a GCM é referência em diversos Estados do Nordeste, Sudeste, Sul e outros certamente. O modelo de Policiamento Comunitário é um dos fatores de sucesso. Ontem [26] por exemplo, nossa equipe apreendeu 46 pedras de crack e com isso duas pessoas foram detidas. Por outro lado, uma senhora de idade com dificuldade de locomoção ao Pronto-Socorro também foi atendida pela Guarda Municipal”, encerra.