23 ABR 2010
Saúde vacina idosos, doentes crônicos, jovens de 20 a 29 anos e crianças nesse sábado

A Secretaria de Saúde informa que as Unidades de Saúde e postos itinerantes espalhados por toda Botucatu [lista abaixo] disponibilizarão a vacina pandêmica H1N1 nesse sábado [24] para Crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, jovens de 20 a 29 anos, doentes crônicos de qualquer idade e idosos acima de 60 anos.

O ato de vacinar-se contra Influenza A H1N1 não isenta o idoso da necessidade de receber a imunização contra a Influenza Sazonal [gripe comum], que será aplicada na Campanha de Vacinação do Idoso, transferida para o período de 8 a 21 de maio, por problemas na entrega das vacinas pelo Instituto Butantan.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Antônio Luiz Caldas Júnior, crianças com menos de dois anos devem tomar vacina, sendo um ato de responsabilidade dos pais. “É obrigação das crianças menores de dois anos tomarem a vacina, diferente dos jovens de 20 anos que já têm responsabilidade sobre si e assumem o risco de não se proteger”, afirma. “Pessoas obesas, gestantes, portadores do vírus HIV, com câncer e doenças pulmonares crônicas também devem ser proteger”, conclui o secretário e vice-prefeito.

Estatística

Dados do 'Vacinômetro', ferramenta eletrônica do Ministério da Saúde, mostram que, desde o dia 8 de março, 24.972 pessoas em Botucatu já receberam a imunização contra a Influenza Pandêmica [H1N1].