06 ABR 2010
Saúde instala posto de vacinação contra a Gripe H1N1, no Bosque

No próximo sábado [10], Dia D de vacinação para H1N1, a Secretaria Municipal de Saúde vai instalar um posto volante para a vacinação contra a Gripe H1N1, na Praça do Bosque, das 9h às 17horas.

A vacinação contra a Gripe H1N1 está liberada para todos que se enquadram nos oito grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Profissionais de saúde, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, doentes crônicos, incluindo os idosos, e adultos entre 20 e 39 anos que ainda não se vacinaram podem procurar qualquer uma das unidades de saúde e receber a imunização.

A campanha se estende até dia 21 de maio e mesmo aqueles que fazem parte da categoria incluída no esquema de vacinação, e que não foram imunizados, podem procurar uma das unidades de saúde e receber a dose da vacina.

Cronograma:

3ª etapa começa no dia 05 de abril e segue até o dia 23 do mesmo mês. Serão vacinados adultos de 20 à 29 anos de idade.

Nesse período as unidades de saúde estarão vacinando normalmente das 7h às 17h e, em horário exclusivo para vacinação desta faixa etária, as unidades de saúde estarão abertas também nos sábados dias 10/04, 17/04 e 24/04/2010 das 8h às17 horas.

- 4ª Etapa : de 24 de Abril à 07 de Maio de 2010:

Serão vacinadas pessoas com 60 anos ou mais

As unidades de saúde estarão atendendo essa faixa etária no horário normal 7h às 17h.

- 5ª Etapa :de 10 de Maio à 21 de Maio de 2010:

Serão vacinados adultos jovens de 30 à 39 anos de idade.

Além do horário normal durante a semana, as unidades de saúde estarão abertas nos sábados dias 15 e 22 de maio das 8:00 às 17:00, exclusivamente para a vacinação do grupo da faixa etária de 30 à 39 anos.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES :

1.As gestantes poderão receber a vacina em qualquer idade gestacional.

2. São consideradas doenças crônicas:

-Pneumopatia crônica [ por exemplo:- Asma grave, Fibrose Cística, Fibrose Pulmonar, Seqüela de Tuberculose]

-Nefropatia crônica /síndrome nefrótica [por exemplo:- em diálise ou hemodiálise]

-Hepatopatias crônicas [ por exemplo :- cirrose, hepatite crônica]

-Hemoglobinopatias [por exemplo :- anemia falciforme, talassemia,esferocitose]

-HIV /Aids

-Imunodepressão devido à câncer ou imunossupressão terapêutica

-Transplantes de órgãos sólidos e medula óssea

-Imunodeficiências congênitas

-Diabetes

-Doença neuromuscular com comprometimento da função pulmonar [ por exemplo:- distrofia muscular]

-Usuários crônicos de Àcido acetilsalicílico

-Obesidade:-Índice de massa corporal = [Kg]/altura2[m]

3.Doadores de sangue depois de vacinados não poderão doar sangue pelo período de trinta dias.

4. Mais de 60 milhões de doses já foram aplicadas nos Estados Unidos e nãop foram observadas taxas elevadas de manifestações locais ou sistêmicas.

A vacina foi bem tolerada e pouco reatogênica.

Para que possamos realizar uma vacinação tranquila, solicitamos que as pessoas observem qual será seu período de vacinação.

E ainda utilizem os postos de vacinação nos horários indicados apenas para realização desta atividade, a fim de evitar longa espera, sendo melhor atendido.

Mais informações: 3811-1105