12 MAR 2010
“Cena Aberta” encerra com workshop, bate-papo e peças teatrais

A Mostra “Cena Aberta” teve início no dia 4 de março encerra suas atividades nesse final de semana [13 e 14] com worshop e peças teatrais.

Na tarde desse sábado[13] a Companhia Nova de Teatro oferece o worshop “Processo Criativo”, que tem como ponto de partida o processo de montagem de peças de Heiner Müller, visando à introdução de atores ao estudo e pesquisa de seu universo cênico e as suas principais influências, dando ênfase aos textos sintéticos e fragmentos escritos a partir da década de 70.

Durante a atividade, serão feitas leituras e exercícios práticos a partir de obras como: “Medeamaterial”, “Hamletmaschine” e “Descrição de Imagem”, coordenado por Lenerson Polonini e Carina Casuscelli, no piso superior do Teatro Municipal,a partir das 14h.

Segundo o agente cultural, Daniel dos Santos, as inscrições para o worshop devem ser realizadas na Secretaria de Cultura. “O worshop é gratuito e estão abertas 20 vagas”, explica Daniel.

Na parte da noite Cia.Nova de Teatro apresenta HEINER MÜLLER EM REPERTÓRIO “Medeamaterial”, “Hamletmaschine” e “Descrição de Imagem”, no Teatro Municipal, às 20h30

A peça tem a duração de 70 minuto e classificação à partir de 16 anos.

Saiba mais:

Espetáculo multimídia que reúne três peças do dramaturgo alemão Heiner Müller, propondo a convergência das linguagens do teatro, da dança, vídeo, música eletrônica e

moda, para falar sobre temas como a mercantilização das relações afetivas, as guerras, o caos, os conflitos e questionamentos presentes na sociedade contemporânea.

Após o espetáculo será realizado no Centro Cultural de Botucatu um bate- papo sobre Heiner Muller, uma conversa entre artistas e público, onde serão expostas as diretrizes que nortearam o processo de montagem da peça.

Heiner Müller

Destaque entre os dramaturgos alemães contemporâneos, publicou mais de sessenta textos teatrais, além de oitenta poemas e trinta textos em prosa. Müller apresenta uma postura revolucionária em todos os seus aspectos , sua escrita, muitas vezes, apóia-se na noção de desestrutura, recusando modelos e fórmulas tradicionais. Para ele, a palavra falada, a comunicação oral, têm importância e sentidos muito especiais.

Em mais de cento e sessenta entrevistas e pronunciamentos, o dramaturgo mostra

sua heterogeneidade, em temas que vão desde análise científica sobre formas de

expressão poéticas até questões de política cultural, que formam um complemento

importante para os textos literários.

Domingo - Cia Mungunzá de teatro encerra a Mostra “Cena Aberta” com drama “Porque a criança cozinha polenta”abordando temas da ditadura, incesto, pedofilia e exílio. O espetáculo duração de 80 minutos, é recomendada para maiores de 16 ano, no Teatro Municipal, às 20h30min.

SINOPSE

A história gira em torno de uma menina romena cujos pais são artistas circenses

exilados de seu país. A mãe se pendura no trapézio pelos cabelos todas as noites. O

pai é um palhaço que não acredita em Deus, pois “Os homens acreditam menos em

Deus do que as mulheres e as crianças, por causa da concorrência”.

Narrado por uma adolescente que se defende da degradação pela ótica infantil, este

espetáculo é ao mesmo tempo lírico e cruel. Enquanto, em seu exílio, excursiona pela

Europa Central, a menina, ao lado da irmã mais velha, é arremessada de encontro ao

despedaçamento de todos os seus ideais, bem como o preço por cada um deles.

“A criança cozinhando na polenta” é um dito romeno, equivalente ao “bicho papão” no

Brasil. Esse dito assombrará a menina nos momentos cruciais de sua vida. Não é um espetáculo sobre comida nem também uma história infantil. Ou talvez seja. Mas é diferente: não é para crianças.

Mais informações:

Secretaria de Cultura localizada na Av. Dom Lúcio, 755 - Centro - Telefone: [14] 3882-0133

Centro Cultural de Botucatu

Local: Praça XV de novembro, 30 – Centro [ao lado do Cine Neli]

Teatro Municipal 'Camillo Fernandez Dinucci'

Local: Praça Coronel Moura, 27.

Telefone: [14] 3882-9004