19 FEV 2010
Secretário de Estado anuncia verba de R$ 250 para Pólo Cuesta

O Secretário de Estado da Casa Civil Aloysio Nunes Ferreira Filho [foto] anunciou a destinação de uma verba de R$ 250 mil para uso do Pólo Cuesta. O dinheiro será usado na confecção da sinalização das rotas turísticas de cicloturismo nos 10 municípios que compõe o consórcio. O evento foi realizado na tarde dessa sexta-feira [19], na Câmara Municipal de Conchas, e reuniu os prefeitos das 10 cidades componentes do Pólo Cuesta, autoridades da cidade e da região, o deputado Milton Flávio e teve a participação do secretário de Estado de gestão Pública Sidnei Beraldo, que participa em Botucatu de dois eventos, um na noite de sexta [19] e outro na manhã de sábado [20] -

O projeto - apresentado pelo atual presidente do consí, Fernando Alonso, que disse que a região foi uma das pioneiras na regionalização do turismo. 'Desde 2001 trabalhamos juntos', diz. 'Nosso trabalho se consolidou em 10 roteiros de cicloturismo na região, aumentando o fluxo turístico regional', conta.

Pólo Cuesta - é um consórcio turístico criado em 2001, como associação sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver o turismo de forma regional e sustentável através da integração e trabalho em conjunto dos municípios. O consórcio é composto pelos municípios de Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel.

De acordo com Alonso, a vocação regional é o Turismo de Aventura, por isso o investimento em cicloturismo, já que um a cada três brasileiros tem o equipamento. Os roteiros foram divididos em quatro rotas de 35 quilômetros, o que é a média que um cicloturista percorre por dia. 'Depois de um dia o turista se hospeda, passeia, conhece as cidades'. 'Uma delas [rotas], por exemplo, 'saindo de campos de Holambra, Paranapanema, passando por Pardinho, Itatinga, Anhembi, Botucatu e Águas de São Pedro, que é o fim do roteiro Caminhos do Sol', explicou Alonso.

O atual presidente do consórcio, o prefeito de Botucatu João Cury Neto, destacou a importância do trabalho regional. 'É um avanço trabalhar em consórciosa municipais. O Turismo gera empregoe renda e muitas vezes as cidades não dispõe de recursos para aplicar na área. Cada região tem suas peculiaridades, suas vocações, sejam no turismo e em todas as outras [áreas]. Em nossa região os municípios estão enxergando a alternativa da gestão compartilhada, projetos conjuntos. Temos que desenvolver a região, parar com a competição e partir para a participação. Queremos a região forte e as coisas [pedidos] ganham força porque mostram que beneficiarão as populações das cidades envolvidas, uma região', disse.

'Temos tido muito respaldo da Casa Civil e da Secretaria de Gestão Pública. Fui porta-voz dos prefeitos do Pólo Cuesta e a Casa Civil entendeu a importância desse projeto', declara. 'Além da geração de emprego e renda queremos dar aos visitantes qualidade de vida, a região tem vocação para essa finalidade', finaliza Cury.

O secretário de Gestão Pública Sidnei Beraldo reforçou a tese de Cury de que a regionalização e gestão compartilhada é uma alternativa intelignete para resolver problemas e conseguir melhorias. 'Consórcios regionais são fortes'. O secretário destacou o poder de investimento do Estado de São Paulo. 'Nos últimos três anos investimentos R$ 60 bilhões. Os prefeitos são testemunhas do esforço e dos investimentos. Antes fechavamos 1200 convênios, agora são quase cinco mil convênios por ano'.

Beraldo disse ainda que o retorno de investimentos em Turismo são altos. 'Só perde para a construção civil, por isso é motivo de muita alegria estar aqui participando a celebração desse convênio que trará emprego, renda, qualidade de vida. Parabéns aos prefeitos e aos integrantes do Pólo Cuesta', conclui.

Para o chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira Filho a história de São Paulo demonstra que o Estado é vanguarda do movimento econômico, político e cultural do Brasil. Segundo Nunes, o extraordinário de São Paulo é que a partir do café, no interior, aconteceu a industrialização e, nos últimos anos, o interior mostra que a capacidade econômica é muito maior a cada ano.

'Um em cada três turista que vem de outros países passa pelo Estado de São Paulo. Nosso Estado tem 40 milhões de habitantes e temos o maior poder aquisitivo do Brasil. Temos as melhores estradas, a partir da capital, para todas as regiões. Tudo isso cria condições favoráveis para o desenvolvimento de coisas que dão prazer ao Homem', disse Nunes

Segundo ele, o turismo, o lazer é uma forma de dar prazer às pessoas. 'O Homem é diferente dos outros animais porque buscamos o praze, quanto mais as necessidades básicas são satisfeitas, mais o Homem busca pelo prazer, pela diversão. Por isso coloco a recém-criado SP Turismo [Empresa Estadual para o Desenvolvimento do Turismo] à disposição com estudos técnicos, divulgação e tudo o que puder ajudar o Pólo Cuesta, que apresenta ótimas condições de se tornar em referência turística no Estado de São Paulo', declara.

O Deputado Estadual Milton Flávio agradeceu em nome de toda população das 10 cidades pela atenção que a região está recebendo do Governo do Estado.

Fernando Alonso finalizou dizendo que até o fim desse ano de 2010 rotas devem estar implantadas.

Para saber mais: www.polocuesta.com.br