07 JAN 2010
Botucatu registra primeiro caso suspeito de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde notificou na última quarta-feira [6] o primeiro caso suspeito de dengue no município. O suposto enfermo é um homem de 54 anos, que mora no Bairro Alto, zona norte.

Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Gabriella Gonzalez, a VAS realizará atividades preventivas na área em que mora o suspeito. “Nossos agentes vão realizar bloqueio de criadouros e busca de novos casos suspeitos em um raio de 200 metros da residência do possível contaminado, que mora da Rua Capitão José Paes de Almeida”, explica.

Ainda de acordo com Gonzales, neste período do ano a proliferação do mosquito é maior. “É importante redobrar o cuidado para evitar um surto da doença no município”, explica.

O QUE É DENGUE?

Dengue é uma doença infecciosa aguda e possui 4 sorotipos [DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4]. É transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti . Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves como hemorragia, choque e às vezes óbito.

É uma doença de notificação compulsória e sua forma grave é de notificação IMEDIATA.

A forma clínica clássica é conhecida como dengue clássica ou febre da dengue e a forma grave, febre hemorrágica da dengue.

Dengue clássica:

- Febre alta com duração de 2 a 7 dias

- Dor de Cabeça

- Dor no corpo e nas juntas

- Dor atrás dos olhos

- Manchas vermelhas pelo corpo

Para quem tem diagnóstico de dengue, deve ficar atento ao surgimento dos sintomas abaixo.

- Dores na barriga fortes e contínuas

- Vômitos persistentes

- Sangramento pelo nariz, boca e gengivas

- Sede excessiva e boca seca