15 DEZ 2009
Secretaria de Educação inaugura Centro de Educação Infantil

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, entregou na manhã desta terça-feira [15] o prédio que abriga as novas instações da creche da Vila Aparecida e EMEI da Vila São Lúcio. O evento contou com a presença de pais, familiares e amigos das crianças que acompanharam suas apresentações. Faltam agora mais duas creches para serem inauguradas até o fim do ano.

Seguindo o cronograma do Projeto Grande Arrancada da Educação, várias características formam o diferencial deste Centro de Educação se comparado com a realidade que a Creche e a EMEI viviam, de acordo com o Secretário de Educação, Narcizo Minetto Júnior, o espaço oferecido é totalmente diferente “Antes, as professoras tinham que ficar tirando as mesas e cadeiras dos lugares para darem espaço para as crianças brincarem. Enquanto isso, as crianças esperavam no lado de fora da sala. Agora quebramos paradigmas e estamos deixando de ter creches em em casas. Crianças precisam de espaço, crianças também precisam brincar”, diz. “Educação não é só em uma sala, é um todo. A EMEI da Vila São Lúcio tem muito potencial e muitos parceiros”, comenta.

Questionadas sobre o tempo em que ficaram em casas convivendo com falta de espaço para o desenvolvimento pleno das atividades, a diretora da Creche, Gislaine Aparecida Mendes da Silva e a diretora da EMEI, Maria Cristina Silva Rocha Vieira, responderam respectivamente 11 anos em uma casa e 16 anos em três salas.

Para a mãe da criança Vitória - que há dois anos é aluna da EMEI Vila São Lúcio, Elida Maria Araújo, “o espaço é muito maior, mais seguro e permite a criança aproveitar melhor o que a escola pode oferecer, já que as professoras e os funcionários já são muito atenciosos e competentes”, diz empolgada com o novo prédio.

Com o mesmo entusiasmo, a militar Aline Moraes, de 29 anos, mãe da aluna Iasmin que há dois anos frequenta a Creche da Vila Aparecida, reforça a qualidade da educação prestada pelas unidades que agora são integradas no mesmo prédio. “A estrutura teve melhora significativa, mas a educação vai continuar a mesma porque já era de excelência. Pelo que vi, andando pelas novas salas, a parte lúdica foi muito bem contemplada com novas opções”, diz.

Após as apresentações de dança das crianças, a placa de inauguração foi descerrada e em seguida a comunidade foi convidada para conhecer todo o interior do novo prédio. Ao todo serão até 290 crianças atendidas, sendo 110 na Creche e 180 na EMEI.

Créditos: Marcelino Dias