26 NOV 2009
CRAS Leste realiza Oficinas de Bordado e oferece almoço à adolescentes

A Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência à Assistência Social [CRAS] – Leste, realizou nas manhãs desta quarta e quinta-feira [25 e 26] Oficinas de Bordado em Chinelos, que visa geração e complementação de renda à famílias da comunidade. Além disso, parceria do CRAS com restaurante da cidade proporciona na próxima terça-feira [1/12] às 12h um almoço especial à adolescentes que participam das Oficinas de Futebol, Basquete e Fanfarra

As Oficinas de Bordado em Chinelos atenderam 10 pessoas com carga horária de 4h, em que produziram um par de chinelos com bordados cada. De acordo com a coordenadora do CRAS-Leste, Tatiane Aparecida Breve, algumas alunas já recebem encomendas. “[As oficinas] foram tão boas, que algumas já têm encomendas. E o objetivo é realmente esse, auxiliar que essas famílias tenham rendas complementares por meio de cursos, oficinas, etc.”, diz. E nova turma será atendida na terça e quarta-feira [8 e 9/12], com inscrições já abertas. “Já estamos recebendo inscrições para nova turma até dia 4 de dezembro. Qualquer pessoa da comunidade interessada em aprender as técnicas pode nos procurar e dar seu nome, lembrando que as vagas são limitadas”, conclui a coordenadora. As Oficinas atendem o estabelecido na Lei Orgânica da Assistência Social [LOAS], em que busca contribuir com iniciativas que garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para melhorias de condições gerais de subsistência e elevação do padrão de qualidade de vida.

A desempregada Luzia Gouveia, de 54 anos, já conta com encomendas. “O curso foi muito bom e pretendo chegar a 20 pedidos até fim do ano, se algumas pessoas que demonstraram interesse confirmarem o pedido. Até o momento, confirmaram 5 logo após a conclusão da Oficina. Com isso, é renda entrando para a família, melhorando na alimentação e aumentando as expectativas para o futuro.”, comemora. Com as expectativas, faz projeções. “Com a renda obtida, pretendo produzir cada vez mais e multiplicar meus ganhos. Como faltam dois anos para me aposentar, é uma grande oportunidade para atingir a aposentadoria como autônoma, comercializando os chinelos, que agrada a todos, especialmente no calor que é o fim de ano”, conclui.

Almoço para adolescentes – Os adolescentes que participam das Oficinas de Futebol, Basquete e Fanfarra participarão de almoço especial na próxima terça-feira [1/12] às 12h no restaurante “A Libanesa”. O almoço é uma parceria entre os proprietários do estabelecimento e a Orientadora de Esporte e Recreação do CRAS-Leste, Tereza Cristina Domingues Biral de Araújo. Para Tereza, “essa ação possibilita oferecer a esses adolescentes um dia especial e diferente, muitas vezes sendo fora de seu convívio social”, diz.

Serviço:

O CRAS - Leste fica na Rua Sebastião Gonçalves da Cunha, nº 304, Jardim Ciranda.

Telefone: [14] 3882-9443