13 OUT 2009
Escolas Municipais de Botucatu recebem selo “Escola Solidária”

Os Centros de Educação Infantil [CEI's] Jardim Flamboyant e Professora Luiza de Campos Avelar Pires conquistaram no final do mês de setembro o selo “Escola Solidária”, Projeto do Instituto Faça Parte em parceria com o MEC, CONSED, UNDIME e UNESCO, para identificar e reconhecer as ações e projetos de Voluntariado Educativo desenvolvidos por escolas de Educação Básica de todo o país.

A CEI Jardim Flamboyant desenvolve consciência dos direitos e deveres e responsabilidade ambiental - O Projeto “Direitos e Deveres” visa abordar de forma contextualizada os temas abordados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA]. De acordo com a diretora, “os pais dos alunos são cientes de alguns de seus direitos, porém tem dificuldades em compreender suas obrigações, relegando a segundo plano as responsabilidades com saúde, qualidade nutricional e meio ambiente”.

Assuntos relacionados ao meio ambiente também são abordados, formando cidadãos conscientes e que se sintam responsáveis pela sua preservação, para que todos possam viver em igualdade e harmonia.

Estes projetos contam com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente, SABESP, Fundação Educar DPaschoal e alunos do curso de Nutrição da UNESP.

A CEI Professora Luiza de Campos Avelar Pires promove plantio de árvores nativas desde setembro de 2005. O Projeto Meio Ambiente consiste, dentre outras atividades, em plantar árvores nativas às margens do Ribeirão Lavapés, nas proximidades da escola. O Projeto iniciou-se após ser encontrada uma grave crise ambiental na região, com esgoto ao céu aberto, inexistência de árvores, entulhos jogados nas margens e até mesmo em suas águas.

Alunos, pais, funcionários da escola e toda a comunidade participam deste projeto solidário.

A Prefeitura Municipal por meio de Secretarias, ONG Geografia ao Vivo, SABESP e Polícia Florestal são parceiras deste Projeto.

O Selo - a cada dois anos, o Selo Escola Solidária reconhece boas iniciativas, ações e projetos solidários que mostram com criatividade e competência que é possível repensar a educação.

As experiências selecionadas revelam a força da articulação da escola como núcleo de cidadania em sua comunidade, melhorando a qualidade da educação que a escola oferece. Em suas três edições foram reconhecidas 20.548 escolas de todos os Estados brasileiros.

Objetivos - Reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade; Propiciar a troca de experiências e articulações entre escolas solidárias; Incentivar a prática de voluntariado educativo como ferramenta formativa; Qualificar a formação integral dos alunos.

A Rede de Escolas Solidárias possibilita que escolas de todo país troquem experiências e, desta forma, enriqueçam seus projetos e transformem suas realidades. Além disso, a rede estimula a escola a refletir sobre sua própria prática pedagógica. A rede representa um retrato da educação brasileira, uma vez que as escolas desenvolvem suas ações e projetos de acordo com suas realidades e necessidades sob uma ótica inclusiva, emancipadora e participativa.

Edições Anteriores

Selo Escola Solidária 2003 - em sua primeira edição, o principal objetivo foi reconhecer e identificar ações e projetos desenvolvidos pelas escolas, criando um grande movimento nacional de mobilização para o desenvolvimento de ações e projetos de voluntariado. Foram reconhecidas 8.766 escolas.

Selo Escola Solidária 2005 - além de reconhecer e identificar escolas comprometidas com uma educação pautada nos ideais de solidariedade e cidadania, foram selecionados ações e projetos de Voluntariado Educativo desenvolvidos pelas escolas. Nesta segunda edição, foram reconhecidas 12.873 escolas e 2.164 projetos.

Selo Escola Solidária 2007 – a terceira edição do Selo Escola Solidária aceitou o desafio de mostrar como as escolas podem melhorar a qualidade de ensino-aprendizagem, utilizando o Voluntariado Educativo como ferramenta, no esforço de articular saberes e conteúdos curriculares na sua interação com a comunidade local. Foram 7.437 escolas reconhecidas com ações e projetos de voluntariado educativo publicados no site do Instituto Faça Parte [www.facaparte.org.br].

Com informações de Thiago Vendrami