05 AGO 2009
8ª Conferência Municipal de Assistência Social discute Sistema Único em Botucatu

O encontro reuniu mais de 160 pessoas no Salão Social da Associação Atlética Botucatuense nesta terça-feira, 04. Logo após o cerimonial de abertura, a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Vanda Zamuner, palestrou sobre o tema “A Política de Assistência Social no Brasil e as Repercussões no Município de Botucatu”. Ela explicou o que é o Sistema Único de Assistência Social, SUAS , a relação de Botucatu com o Sistema e como isso interfere na sociedade. “ Quando participamos das conferências, das audiências públicas, da ação popular e da ação civil pública exercemos o chamado controle social”, explicou.

Durante o debate promovido no final da manhã, a Diretora Técnica da Divisão Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Amélia Maria Sibar, citou que Assistência Social é uma política que atende aos que realmente necessitam dela, não uma instituição que atende a todos, como a Saúde, a Educação e outras. “Temos que definir dentro da assistência social qual é a nossa área de atuação, para que não aconteça o que acontece hoje. Quando alguma outra área não resolve algum problema, manda pra Assistência Social resolver. Desta maneira, o orçamento previsto nunca será suficiente”, pontua.

Ao final da Conferência, foram eleitos seis delegados titulares e seis delegados suplentes para a etapa regional, respeitando a paridade entre Poder Público e Sociedade Civil [três titulares e três suplentes cada] e aprovadas propostas discutidas por quatro grupos separados por eixo temático, tendo dois subtemas cada.

O que é o SUAS?

Descentralizado e participativo, regula e organiza os elementos essenciais da PNAS - normatização dos padrões nos serviços, qualidade no atendimento, indicadores de avaliação e resultado, nomenclatura dos serviços e da rede sócio assistencial e os eixos estruturantes e de subsistemas.

Integram o Sistema: União, Estados, Municípios e Organizações da Sociedade Civil.

Créditos das Fotos: Marcelino Dias