31 JUL 2009
Escola Municipal de Anhumas ganha consultório dentário

A Prefeitura de Botucatu está reformando a antiga Base Comunitária da Polícia Militar para instalar um consultório dentário no bairro de César Neto.

De acordo com o coordenador de gestão de ambiente escolar Júlio Troncarelli, a sala teve que ser adaptada e o prédio deve ser entregue ainda no mês de agosto.

O objetivo é oferecer Atendimento Odontológico Familiar, no qual não só o aluno, mas também a família possa receber cuidados curativos e preventivos. Além disso, serão dadas orientações em grupo sobre saúde com o auxílio de alunos, monitores, professores e agentes comunitários de saúde. A obra será financiada pela Secretaria de Educação e o atendimento oferecido pela Secretaria de Saúde.

Para a diretora da escola EMEFEI Raul Torres Mariangela, a criação do consultório vai resolver os problemas do bairro e da escola, já que as crianças e o funcionários tinham que se deslocar até Jardim Aeroporto e perdiam todo o período de aula para isso. “ A falta de higiene básica, escovação e orientação familiar contribuí para os problemas bucais”.

O novo consultório, inicialmente, vai funcionar durante 16 horas, sendo 12 horas destinadas para atendimento de alunos e quatro horas para os familiares.

Segundo o dentista responsável Anderson Henrique Alécio, com o consultório será possível intensificar e multiplicar as ações de Educação em Saúde, principalmente, por se tratar de uma ambiente escolar, contando, assim, com ajuda de professores.