16 JUL 2009
Expectativa de 2 mil novos empregos em Botucatu

Atualmente, Botucatu conta com aproximadamente 34 mil postos de trabalho com carteira registrada e a expectativa é que gradativamente aumente para 36 mil por meio de ações da Comissão Municipal de Empregos [CME], de acordo com o Secretário Adjunto de Comércio e Serviço, Antonio Carlos Stein.

Em meio a crise econômica mundial, a Prefeitura pediu para Stein auxiliar no fortalecimento da Comissão que estava praticamente ociosa. O número de empregos tem se mantido estável desde o início da crise. A Comissão é formada por nove integrantes em sistema tripartite, ou seja, três do poder público, três dos empregados e três dos empregadores.

No plano de ações está a identificação das principais necessidades de mão-de-obra qualificada na cidade por meio de pesquisa com as empresas, formando um banco de dados que vá suprindo as necessidades com trabalhadores locais. Por meio de parcerias, ações empresariais poderão contribuir para a criação de postos de trabalho.

Outra ação para gerar empregos é a criação do Centro Municipal de Estudos e Apoio ao Trabalhador e Empregador [CEMEATE], em sintonia com a Comissão Municipal de Empregos de Botucatu [CME] e vinculado a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, formando parcerias com Sindicatos, Conselhos, Entidades Assistenciais, Associações de Moradores de Bairros, Agências de Emprego.

Para a avaliação e monitoramento, é feita reunião mensal. Estas ações são esperadas já para o 2º semestre deste ano.

A Comissão é formada por integrantes indicados por:

Poder Público:

Prefeitura Municipal de Botucatu

Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho / Posto de Atendimento ao Trabalhador [SERT / PAT]

Ministério do Trabalho

Empregadores: