15 JUN 2009
ESPORTES E PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
Festival de Judô resgata caráter social

Como doméstica, Adélia da Silva [48] consegue uma renda mensal de R$ 600, com a qual faz milagres para manter as contas em casa. Comprar um quimono para a filha, Brenda Carolina Rolati, de apenas 10 anos, seria algo improvável. Se não fosse o projeto mantido pela Associação de Judô Mata Sugizaki [AJMS], dentro da Fundação Casa das Meninas “Amando de Barros”, talvez a pequena Brenda nunca tivesse ganhado um quimono e começado a praticar tal esporte que, além de oferecer um novo lazer à criança, trouxe para a mãe dela uma preocupação a menos. “Eu passei por um aperto, pois não tinha onde deixar ela para ir trabalhar. Hoje ela está mais independente e não falta a uma aula”, garante.

Brenda é apenas uma dos mais de 500 judocas de Botucatu e de outras cidades da região que compareceram ao Ginásio I da Associação Atlética Ferroviária [AAF] no último domingo, 14, para o quarto Festival de Judô promovido pela Associação de Judô Mata Sugizaki, o primeiro intitulado “Dr. Fernando Marins”. Destes atletas, pelo menos 70% são de projetos sociais mantidos pela AJMS em Botucatu.

Mais do que vencer ou perder, o evento esportivo serviu para resgatar a cidadania destes jovens atletas, que grande mora em bairros carentes, e em outras circunstâncias, não teriam condições de praticar o judô. A alegria dos jovens atletas e dos profissionais que acompanham de perto os projetos sociais faz com que o presidente da Associação Mata Sugizaki, Mateus Sugizaki, acredite na consolidação deste Festival no calendário esportivo botucatuense. “Quando conseguimos juntar 500 jovens, que na sua maioria são de projetos sociais, isso é mais estimulante. Queremos transformar este evento em algo de nível até estadual, juntando outros projetos sociais”, salienta.

Para o prefeito de Botucatu João Cury Neto, que esteve presente no evento, mesmo que talentos não sejam revelados, pelo menos a formação do ser humano está sendo garantida através dos projetos da AJMS. “Isso mostra a força e o comprometimento de uma Associação, que é capaz de transcender a questão de competição, e leva o judô a uma massificação, ajudando na formação do ser humano, dando uma melhor perspectiva para esta juventude. A criançada, que muitas vezes não tem acesso a uma academia particular, pode ter judô de primeiro mundo na sua comunidade. E é isso que está acontecendo em Botucatu hoje. Através de eventos como este, estamos possibilitando que crianças tenham outras perspectivas de inclusão e ascensão pelo esporte. É um trabalho muito profundo, que vem sendo feito pelo Mateus [Sugizaki – presidente da AJMS] e tem todo nosso apoio”, declara.

O empresário Fernando Marins, que dá nome ao Festival e foi responsável pela realização de inúmeros torneios de judô em Botucatu na década de 80, não tem dúvida que o trabalho realizado pela Mata Sugizaki, a médio prazo, só tem a trazer benefícios a estes jovens judocas. “Eu acredito muito que o judô possa trazer uma mudança para estes jovens carentes, mostrando que, caso se dediquem, pode haver uma mudança na conduta e no caráter”, diz.

Projetos sociais - a Associação de Judô Mata Sugizaki tem atuado junto a instituições assistenciais de Botucatu desde 1997, através de ações esportivas e educacionais, que visam dar oportunidade às crianças e adolescentes de conhecer o judô e, através dele, desenvolver os benefícios que o esporte prega, como disciplina e valores morais. Atualmente, a Associação de Judô Mata Sugizaki reúne quase 400 jovens, a maioria proveniente de bairros carentes de Botucatu, em sete projetos sociais: Escolinha da Secretaria Municipal de Esportes [no Ginásio Municipal de Esporte]; Projeto Cecap; Sesi; Fundação “CASA”; Cras Leste – Centro de Referência de Assistência Social – no Jardim Brasil; Fundação Casa das Meninas “Amando de Barros”; e Obra Madre Marina Videmari, na Vila Real.

Parcerias - o festival de Judô “Dr. Fernando Marins” contou com o apoio da Associação Atlética Ferroviária, Green Garden, Sesi, Diário da Serra, Resiplan, Igral, Botica Oficinal, Prefeitura de Botucatu, Unimed e Sabesp. As duas últimas forneceram, respectivamente, atendimento médico e distribuição de água, suco e mini-lanches aos participantes.

Serviço - Mais informações sobre os trabalhos sociais mantidos pela AJMS podem ser obtidas através do telefone 3882-8558 ou pelo site www.judosugizaki.botucatu.com.br

Assessoria de Imprensa Mata Sugizaki