10 JUN 2009
ESPORTES E PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
Festival de Judô deve reunir 600 atletas na AAF

Não só atletas, mas, sim, cidadãos que tentam transformar suas vidas através do esporte. É com este espírito que cerca de 600 atletas, entre 6 e 20 anos, participarão no próximo domingo, 14, a partir das 9 horas, no Ginásio I da Associação Atlética Ferroviária [AAF], do 4º Festival de Judô promovido pela Associação de Judô Mata Sugizaki [AJMS], o primeiro intitulado “Dr. Fernando Marins” [O homenageado idealizou uma série de torneios interestaduais Infanto-Juvenil de Judô ocorridos em Botucatu, na década de 80].

Deste montante de jovens judocas, pelo menos 70% são de projetos sociais mantidos pela AJMS em Botucatu e outras entidades esportivas de oito cidades da região: Avaré, Cerqueira César, Pederneiras, Iaras, Itaí, Itaporanga, São

Manuel e Taquarituba.

Este é justamente o vetor principal que estimula Mateus Sugizaki, presidente da Associação de Judô Mata Sugizaki, a organizar tal evento esportivo. “O intuito é estimular a prática do judô nesses projetos sociais, que já estão rndendo frutos, inclusive para a equipe principal de Botucatu”, destaca o professor, que valoriza o esporte ajudou a difundi-lo. “O judô é um esporte que requer uma disciplina mais rígida do atleta. O respeito é o ponto que mais valorizamos como conduta, independente se este jovem será ou não um campeão”, completa.

Os judocas que participarão do Festival estarão divididos em sete categorias: Pré-Mirim, Mirim, Infantil, Infanto-Juvenil, Pré-Juvenil, Juvenil e Adulto. Todos os atletas com idades até 15 anos, classificados entre o primeiro e terceiro lugares, receberão medalhas.

O evento tem apoio da Associação Atlética Ferroviária, Green Garden, Sesi, Diário da Serra, Resiplan, Igral, Botica Oficinal, Prefeitura de Botucatu, Unimed e Sabesp. As duas últimas fornecerão, respectivamente, atendimento médico e distribuição de mini-lanches aos participantes.

Projetos sociais - a Associação de Judô Mata Sugizaki tem atuado junto a instituições assistenciais de Botucatu desde 1997, através de ações esportivas e educacionais, que visam dar oportunidade às crianças e adolescentes a conhecer o judô e, através dele, desenvolver os benefícios que o esporte prega, como disciplina e valores morais.

Atualmente a entidade reúne quase 400 jovens, a maioria proveniente de bairros carentes de Botucatu, em sete projetos sociais: Escolinha da Secretaria Municipal de Esportes; Projeto Cecap; Sesi; Fundação “CASA”; Cras – Centro de Referência de Assistência Social – Jardim Brasil, Setor Leste; Fundação Casa das Meninas “Amando de Barros”; e Obra Madre Marina Videmari.

Assessoria de Imprensa da Associação Mata Sugizaki