17 FEV 2009
GUARDA MUNICIPAL
GCM: Chuva causa alagamento em residências

A forte chuva que caiu em Botucatu na manhã desta segunda-feira, 16, ocasionou diversos transtornos à população.

Apenas no período diurno, a Defesa Civil Municipal realizou sete atendimentos de alagamentos em residências e desmoronamento de muros em áreas de risco da cidade.

Por volta das 15 horas, a Guarda Civil Municipal [GCM] compareceu a Travessa Particular, às margens do Rio Lavapés, para atender a ocorrência de alagamento em oito residências, com danos a bens materiais.

Além dos problemas com a chuva, a GCM atendeu ocorrências de Auxílio ao Público, Apreensão de Objetos em via Pública, Apoio à Ambulância e Apoio ao Migrante.

Todos os casos foram direcionados para que as providências necessárias sejam tomadas.

Dicas da Defesa Civil:

Antes -

- Lembre-se de consertar as calhas e o telhado, resolvendo goteiras.

- Levante os móveis e objetos de valor.

- Desligue a chave geral de eletricidade e os registros de água.

- Leve o lixo para área não sujeita a alagamento.

- Procure abrigo em local alto e seco.

Durante a chuva:

- Evite o contato com a água. Ela pode estar contaminada e provocar doenças graves com leptospirose.

- Se estiver em local seguro, não se deslocar.

- Todos os locais alagados devem ser evitados. Buracos e bueiros podem provocar graves acidentes, portanto, evite transitar nessas áreas.

- Beber somente água filtrada ou fervida na ocorrência de qualquer sintoma como febre, dores musculares [principalmente na batata da perna], dor de cabeça, ferimentos ou outros sintomas procure a unidade de saúde mais próxima.

- Não se arrisque em locais que estejam inundados.

- Descarte os alimentos e outros produtos que tiveram contato com a água a lama.

- Não use água de poços e fontes.

- Descontamine os locais de caixas de água com uma colher de água sanitária para cada litro de água.

Mais informações: 199