07 JAN 2009
Administrador lamenta as condições do Teatro Municipal

O novo administrador do Teatro Municipal 'Camilo Fernandez Dinnucci', o músico Tico Vilela, ficou surpreso com o estado de conservação em que encontrou a casa de espetáculos. De acordo com ele, a estrutura básica, como bilheteria e palco estão em ordem; mas as outras dependências estão com problemas. 'O usual está em estado normal, mas o restante do teatro está um caos', aponta. 'Além de muitos espaços mal aproveitados, alguma salas estão em completo abandono, transformadas em depósitos, até com ratos', completa.

Dois locais foram destacados pelo administrador. 'O último andar está lamentável, o teto de gesso está caindo, o carpete está apodrecendo e as portas não tem fechaduras e estão sendo fechados com pedaços de madeira. O risco de alguém entrar é grande', disse Vilela, que criticou a transformação do fosso do Teatro em depósito de materiais. 'O nosso fosso, onde a orquestra fica postada, virou um depósito, não se pode aceitar isso, iremos recuperar esse fosso e no final do ano teremos essa peça com a orquestra no seu local correto, não nas primeiras fileiras como foi feito no ano passado, com o teatro perdendo 46 lugares', avisou.

A saída de emergência do Teatro Municipal é o que mais preocupa Vilela. Mesas, cadeiras e entulhos estão obstruíndo o local e dificultam a passagem, inclusive para o acesso ao registro de água. 'É um absurdo, se tivermos um problema aqui, como um incêndio, o bombeiro não conseguirá chegar até o registro por causa de mesas e entulhos. A saída de emergência não pode ter nada que a obsutrua e os antigos aparelhos de ar-condicionado estão no caminho', revelou.

Além de lamentar a conservação do Teatro, Vilela também criticou os últimos gastos feito pela administração anterior. 'Não sei se foi por inexperiência na parte técnica ou outro motivo, mas foi feito um gasto enorme sem planejamento. Foram comprados materiais sem qualidade e em grande quantidade. Um teatro como esse precisa ter qualidade e não se pode comprar qualquer coisa como foi feito, foi um investimento errado', disse. 'Os arquivos também estão desorganizados, existem pastas sem nenhum documento dentro', completou. Tico Vilela explicou, que assumiu a administração do Teatro Muncipal no dia 1º deste mês, revelou que a iluminação ainda não foi avaliada e que o som terá que passar por uma manutenção geral, pois encontra problemas. 'Lamento encontrar o Teatro nestas condições, poderia estar bem melhor. Vou começar do zero', avisou.