11 MAI 2009
SEGURANÇA
Sociedade traça diretrizes para I Conferência Nacional de Segurança Pública

Membros da sociedade civil, Conselho Municipal de Segurança [Conseg], autoridades civis e militares, delegados, Guardas Civis Municipais e o comandante Salvador Teodoro; e o Secretario Municipal de Segurança Pública Adjair de Campos passaram a tarde dessa segunda-feira [11], no auditório do Seminário São José, realizando a primeira Conferência Livre, que define as diretrizes que os representantes botucatuenses apresentarão na I Conferência Nacional de Segurança Pública, que será realizada entre os dias 27 e 30 de agosto, em Brasília.

A abertura do evento foi feita por Adjair de Campos, que salientou a mudança de postura da Guarda Civil Municipal [GCM]. “A GCM foi criada na gestão anterior que tem mérito, porém é na atual gestão que ela está sendo entregue de fato à população. Em dezembro de 2008 foram 170 chamadas, em abril deste ano mais de 1800. Isso mostra a confiança que a população deposita em nossa corporação”.

O presidente da Câmara Municipal, Reinaldo Mendonça Moreira destacou a importância do evento. “Quero parabenizar pela realização, pois todos devem discutir juntos o melhor caminho para termos uma sociedade segura”.

O vice-prefeito Professor Caldas disse que os balcões das delegacias são os melhores termômetros da condição sócio-econômica de um país e uma cidade. “Quanto maior a crise, mais crimes acontecem”, analisa.

O prefeito João Cury ressaltou a importância da conferência. “É interessante que aqui não vamos eleger pessoas, delegados; vamos eleger eixos de atuação”, declara. Cury fez questão de parabenizar a nova filosofia da GCM. “Nossa administração foca as pessoas, o respeito ao dinheiro, mas sobretudo às pessoas. O secretário Adjair, o comandante Teodoro e os Guardas Municipais entenderam essa nova filosofia e transformaram a corporação. Segurança também se faz com dados e hoje temos dados concretos de que a confiança em nossa Guarda aumentou”.

“Essa reunião é um grande exemplo de que o diálogo é a chave para encontrarmos as respostas para questões complicadas. Buscaremos de forma incessante parcerias para darmos à população a tranqüilidade de viver em uma cidade segura”, finaliza o prefeito.

Segurança Pública, a Criança e o Adolescente -
a primeira atividade da Conferência Livre foi uma palestra do Promotor Público Eduardo Zacharias, que falou sobre a função do Ministério Público, o Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA] e violência.

“Muitos criticam o Estatuto da Criança e do Adolescente, mas esses não entendem nada de Lei. Com toda certeza o ECA tem falhas, como toda obra humana, mas ele protege as crianças. Não é possível que alguém acredite que as pessoas nascem para serem bandidas ou não. Um pouco de barro pode ser apenas barro, mas nas mãos de um escultor vira obra de arte. Uma árvore, quando plantada, precisa de cuidados, precisa de água e proteção; as pessoas são da mesma forma”, conta.

Zacharias finalizou dizendo que o combate à criminalidade também deve ser feito dentro da Lei. “Segurança não é resolvida com soluções simples e fáceis. Violência não se combate com violência, é uma questão matemática, nada que se some diminui. Se fosse assim, resolveríamos a superlotação das cadeias com surras nos detentos e os colocaríamos em liberdade, pois a surra teria dado conta. Mas sabemos que não é assim que funciona”, conclui.