08 MAI 2009
ESPORTES E PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
Ministro Orlando Silva visita área da Praça da Juventude

O ministro do Esporte Orlando Silva Junior esteve na manhã de hoje em Botucatu em visita ao gabinete do Prefeito João Cury. Ele também participou da apresentação do projeto e visitou a atual garagem municipal, local onde será construída a Praça da Juventude. O investimento será de R$ 1,6 milhão.

Além do Prefeito João Cury e do vice-prefeito Professor Caldas, o ministro foi recebido por secretários municipais, vereadores, autoridades civis e militares, e dezenas de pessoas botucatuenses ligadas ao esporte.

O evento foi iniciado pela apresentação do projeto da Praça da Juventude, explanação feita pelo secretário de Planejamento Mário Pilan Junior. De acordo com o projeto, o equipamento esportivo terá campo de futebol, pista de caminhadas, quadra poliesportiva coberta, quadra de vôlei de areia, pista de salto, pista de skate, sala de ginástica e academia para a terceira idade; e teatro de arena. Segundo Pilan, após iniciada, a obra deve durar entre oito e 10 meses e beneficiar 15 mil pessoas.

A escolha do local é em virtude da existência de grande área verde preservada, lagos e ser de propriedade da Prefeitura. “Aquele local, na década de 30 [1930], era conhecido como Bosque do Sossego”, contou Pilan.

O prefeito João Cury agradeceu o equipamento, já que vai mudar a realidade de uma região da cidade e relatou que a administração está em busca de recursos para o município, independente de bandeira política. “Isso mostra a maturidade da relação política de Botucatu com todas as instâncias de governo”, disse. “É difícil para cidades de médio porte conseguir grandes obras com orçamento próprio, por isso temos que ir a Brasília, à São Paulo, sentar, esperar e pedir”, finaliza.

Cury aproveitou para entregar uma placa de agradecimento ao ministro, um decreto de hóspede oficial do município e a nova edição do livro Achegas para a História de Botucatu, de Hernani Donato.

Para Orlando Silva Botucatu é uma das principais cidades do Estado. Ele aproveitou para elogiar a escolha do secretário municipal de Esporte, Antonio Carlos Pereira. “Ele é uma referência, trabalhou no governo de São Paulo [Estado], no Governo Fernando Henrique [Cardoso] e quando precisamos de uma pessoa muito capacitada para nos ajudar [o Ministério] a organizar os Panamericanos [jogos], fomos atrás do professor Pereira. Por isso, quando conversei com o João [Cury] e o professor Caldas, em Brasília, no começo do ano, eu disse que tinha a pessoa certa para implantar um grande projeto para Botucatu na área esportiva, como eles pretendiam”, conta.

O ministro fez questão de cumprimentar a todos os vereadores presentes. “É muito importante o diálogo entre o Executivo e o Legislativo”, analisa.

Silva encerrou dizendo que espera voltar à cidade para anunciar novos investimentos federais na área esportiva. “Espero outras parcerias com Botucatu”.