02 ABR 2009
ESPORTES E PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
Tudo pronto para Expedição Chauás nesse final de semana

Comprovando a vocação do turimos e esportes ecológicos e aventura, Botucatu sedia nesse final de semana a corrida de aventura Expedição Chauás. Uma reunião na manhã desta quinta-feira [2], na Secretaria de Esportes, entre os diversos setores públicos envolvidos definiu os últimos detalhes da prova.

Estiveram presentes representantes das Secretaria de Saúde, Esporte e Lazer; das secretarias adjuntas de Comunicação e Informação, Turismo; Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e o organizador. Outros setores da Prefeitura também estão envolvidos, como o Departamento de Engenharia de Tráfego e a Secretaria de Meio Ambiente.

A prova de Botucatu terá dois níveis de dificuldade, com distâncias de 105 km e 45 km. A recepção aos atletas acontece na noite de sexta, a partir das 19h, em frente ao Cardosinho. A largada é às 9h de sábado, do mesmo local. A chegada das equipes dos 105 km está prevista para as 23h. A premiação é no domingo, às 10h, no Ginásio Municipal.

São esperados mais de 200 atletas de diversas partes do país, competindo em duplas, quartetos ou sozinhos. Os competidores farão corrida, trakking, canoying, mountain bike e passarão por cartões postais conhecidos da cidade.

A corrida de aventura é um esporte no qual participam pessoas de ambos os sexos, dispostas em grupos, com o objetivo de cumprir as tarefas determinadas no menor tempo possível. A grande diferença do esporte é mesmo a variedade de terrenos e locais do percurso.

O esporte exige muito preparo físico e psicológico, além de grande senso de grupo.Quem se arrisca no esporte está ciente de que irá enfrentar muitas dificuldades e imprevistos.

As primeiras provas do esporte aconteceram na Nova Zelândia na década de 80. De lá para cá o crescimento foi grande e hoje existem praticantes e provas em todos os cantos do mundo.